.
Torcicoda Primitivo 2014, de Salento, região da Puglia

Hoje vou falar do vinho Torcicoda Primitivo IGT, trazido para o Brasil pela importadora Winebrands. Pra começar, preciso discorrer um pouco sobre a uva Primitivo, que muita gente não conhece bem, mas que, com certeza, é uma casta que produz vinhos que vão ao encontro do paladar dos brasileiros.

Uva Primitivo: vinhos tânicos, ricos em álcool e com sabor intenso.

A Primitivo é uma casta que gera vinhos encorpados, geralmente tânicos, ricos em álcool e com sabor intenso. Possui notas de frutas maduras, frutas silvestres e pimenta. É uma uva muito importante no sul da Itália e também nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Zinfandel. Em geral, seus vinhos são de alta qualidade, mas claro que isso varia de acordo com o produtor.

Puglia, no sul da Itália: região que produz excelentes vinhos à base de Primitivo

O Torcicoda Primitivo IGT, vinho produzido pela Tomaresco numa região italiana chamada Salento, na Puglia, é um exemplo de excelente vinho desta casta. É elegante, equilibrado, persistente, aromático e intenso. Possui aroma de frutas vermelhas e especiarias e na boca um sabor de frutas maduras, chá, especiarias e um final adocicado bastante persistente.

Torcicoda Primitivo

Esse vinho envelhece em barricas francesas e húngaras por 10 meses e depois de engarrafado permanece oito meses na garrafa antes de ser comercializado, detalhe que faz a diferença nos seus taninos marcantes, porém redondos.

Para harmonizar com esse vinho uma dica são as carnes grelhadas ou assadas. Hummm…fica uma delícia! O preço do vinho? Cerca de R$149,00 – excelente para o que oferece!!!! Pode ser encontrado no site da winebrands ou em diversas lojas de vinho espalhadas pelo país.

Comentários

comentários

Close