Laura Hartwig ganha três medalhas de Ouro

Pequenas e sustentáveis vinícolas vêm se destacando cada vez mais em concursos como Brazil Wine Challenge. É o caso da Laura Hartwig, produtora chilena do Valle de Colchagua e que garantiu três medalhas Ouro no concurso deste ano.

O júri especializado do concurso, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) entre os dias 13 a 15 de outubro, em Bento Gonçalves (RS), premiou os rótulos Edición de Familia 2015, Selección del Viticultor Petit Verdot 2015 e o Single Vineyard Carménère 2017.

Edición de Familia 2015
Edición de Familia 2015

Viticultura e sustentabilidade

A Viña Laura Hartwig foi fundada em 1978, pelos chilenos Laura Bisquertt e Alejandro Hartwig. O solo argiloso e o clima mediterrâneo trouxeram a vocação daquele terroir para a confecção de ótimos vinhos, como os clássicos do Velho Mundo, mas com identidade chilena. Hoje a empresa pratica uma viticultura sustentável, de baixo impacto e humana. O mundo precisa dessas preocupações, né?

Selección del Viticultor Petit Verdot 2015
Selección del Viticultor Petit Verdot 2015

O principal rótulo da vinícola, premiado no Brazil Wine Challenge, é o Edición de Família 2015. Este blend das uvas Cabernet Sauvignon (50%), Malbec (28%), Petit Verdot (12%) e Cabernet Franc (10%) é elaborado pelo enólogo Renato Czischke, com os vinhedos mais antigos da vinícola.

Selección del Viticultor Petit Verdot 2015, por sua vez, é uma criação de Alejandro Hartwig. Digno de Ouro no Brazil Wine Challenge e eleito o Melhor Petit Verdot do Chile no Guia Descorchados, este rótulo é estruturado e com fruta bem integrada. De um rubi profundo, exala notas de especiarias e grafite, com madeira integrada. Em boca é encorpado, com taninos macios e final persistente. 

Single Vineyard Carmenère 2017
Single Vineyard Carmenère 2017

Uva símbolo do Valle de Colchagua, a Carménère também é cultivada pela Laura Hartwig e gerou o premiado Single Vineyard Carménère 2017. Este vinho ganha ainda 10% de Cabernet Sauvignon. O resultado é um tinto sedoso e elegante, com acidez equilibrada e madeira sutil, devido ao estágio de 12 meses em barricas de quarto uso. No nariz, notas de frutas negras, especiarias e nuances herbáceas, típicas das uvas.

Vinícola Laura Hartwig
Vinícola Laura Hartwig

Laura Hartwig é uma das mais renomadas vinícolas do Chile, considerada pelo crítico Tim Atkim um Premier Cru Classé chileno. Até seus vinhos de entrada receberam boas pontuações em publicações especializadas, como o Laluca Merlot 2019 – 91 pontos Robert Parker. Estes vinhos podem ser encontrados nas melhores adegas e lojas especializadas do país. 

Se você quiser adquirir algum desses vinhos, mande um zap para 61 99118 9585.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…