28.10 – Ancho Bistrô de Fogo e Art du Vin realizam jantar harmonizado com vinhos chilenos da Viu Manent

O Chile é, hoje, uma potência na produção vitivinícola mundial. Considerado o país com as melhores vinícolas da América Latina e o quinto maior exportador de tintos e brancos do mundo, firmou-se, em 2014, como líder de vendas por aqui: a relevante fatia de 40% do mercado nacional é composta por rótulos chilenos, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Com o objetivo de unir a qualidade dos vinhos do nosso quase vizinho ao sabor da alta gastronomia brasiliense, o Ancho Bistrô de Fogo (306 Sul) realiza, nesta quarta-feira (28/10), a partir das 20h, um jantar harmonizado a R$ 165,00 por pessoa.

Em parceria com a Art du Vin, a chef Renata Carvalho oferecerá , no Ancho Bistrô de Fogo, um menu criado especialmente para a ocasião
Em parceria com a Art du Vin, a chef Renata Carvalho oferecerá , no Ancho Bistrô de Fogo, um menu criado especialmente para a ocasião

Em parceria com a Art du Vin, a chef Renata Carvalho oferecerá um menu criado especialmente para a ocasião, em um casamento perfeito com cinco rótulos da tradicional Bodega Viu Manent. Produzidos no Vale de Colchagua, conhecido pelo clima favorável e por abrigar as melhores “rutas del vino” do país, os vinhos trazem o sabor e o aroma de algumas uvas que são especialidade no Chile, como a Chardonnay, a Syrah e a prata da casa, Cabernet Sauvignon.

Vinhos Chilenos Viu Manent farão parte da harmonização do jantar
Vinhos Chilenos Viu Manent farão parte da harmonização do jantar

Para começar o jantar harmonizado, a sutileza e o frescor do Viu Manent Reserva Chardonnay. Preparado com 100% da uva Chardonnay e com teor alcoólico de 13,5%, destaca-se pelo aroma de maçã verde e de frutas cítricas e brancas, além do sabor levemente ácido e salino, devido à produção situada a 18km do Oceano Pacífico. Características que acompanham bem a refrescante salada de burrata, escolhida como entrada.

Na sequência, será a vez do intrigante Viu Manent Secreto Syrah. Elaborado com 85% de Syrah e 15% de um corte não revelado de uva, que compõe o segredo envolvido no preparo, o tinto apresenta aromas de frutas vermelhas e flores. No paladar, deixa uma saborosa acidez  com um sabor prolongado ao final. Proveniente de uma plantação de cerca de 14 anos e com graduação alcoólica de 14%, o rótulo será harmonizado com o primeiro prato principal da noite, kobe em cubos com tomate confit e purê de mandioquinha.

O matambre recheado virá acompanhado do elegante Vibo Punta del Viento, elaborado com três uvas distintas
O matambre recheado virá acompanhado do elegante Vibo Punta del Viento, elaborado com três uvas distintas

O segundo prato, matambre acompanhado de mil folhas de batata trufada, será harmonizado com o elegante Vibo Punta del Viento, elaborado com três uvas distintas: Grenache (71%), Mourvedre (16%) e Syrah (13%). O nome – que faz referência à colina onde estão plantados os vinhedos que dão origem ao rótulo – batiza uma bebida suculenta e essencialmente marcada por frutas vermelhas, que reúne o perfume, a maciez e a acidez da Grenache; a forma encorpada e aromática da Mourvedre; e a doçura e o toque mineral da Syrah.

Antes da sobremesa, os comensais serão convidados a uma pausa para apreciar um vinho de meditação – que dispensa um acompanhamento e é tradicionalmente degustado em momentos de prosa ou reflexão. É o Vibo Videiras Centenárias, produzido a partir de vinhedos plantados há mais de 100 anos no coração do Vale de Colchagua. Elaborado com duas uvas clássicas, Cabernet Sauvignon (63%) e Malbec (37%), o tinto possui 13,5% de álcool e aroma fresco, elegante e intenso, com notas de cassis (conhecido como groselha negra), ameixa e ginja (fruta similar à cereja). O paladar é complexo, com estrutura grande e textura rica que finalizam com sabor longo e mineral.

brownie com doce de leite, harmonizado com o vinho de sobremesa Viu Manent Late Harvest, fecha o passeio enogastronômico.
brownie com doce de leite, harmonizado com o vinho de sobremesa Viu Manent Late Harvest, fecha o passeio enogastronômico.

O brownie com doce de leite, harmonizado com o vinho de sobremesa Viu Manent Late Harvest, fecha o passeio enogastronômico durante o jantar harmonizado. Elaborado com 100% da uva Semillón, possui graduação alcoólica de 11,5% e notas de abacaxi, mamão e maçã. Na boca, a bebida – produzida em plantações com idade média de 40 anos – tem toques de damasco, mel e noz que somam a uma acidez picante em um final bem estruturado.

Durante o jantar, o proprietário da Art du Vin e sommelier Marcos Rachelle falará sobre a Viu Manent e os vinhos produzidos pela bodega. Alexandre Azevedo, sommelier da Art du Vin, também acompanhará o evento.

Os interessados em participar do jantar deverão fazer reservas pelos telefones (61) (61) 3244-7125, do ANCHO Bistrô de Fogo (306 Sul). O espaço é limitado a 40 lugares e as mesas serão compartilhadas pelos comensais. No valor de R$ 165,00 por pessoa estão inclusos água mineral com e sem gás e café. Os 10% de taxa de serviço serão cobrados à parte.

vinhos da Viu Manent destacam-se pela qualidade atribuída à produção e aos fatores clima e solo (terroir)
vinhos da Viu Manent destacam-se pela qualidade atribuída à produção e aos fatores clima e solo (terroir)

Bodega Viu Manent

A Viu Manent é uma vinícola chilena da família Viu, formada em 1935 quando os imigrantes catalães Miguel Viu García e os filhos Agustín e Miguel abriram a Bodegas Viu em Santiago, capital do Chile, para comercializar os “Vinos Viu” no mercado local. Inspirado pelo desejo de fabricar os próprios rótulos, Miguel Viu Manent comprou a fazenda San Carlos de Cunaco, no Vale de Colchagua, em 1966, e iniciou a trajetória de sucesso das vinícolas.

Ainda hoje, os vinhos da Viu Manent destacam-se pela qualidade atribuída à produção e aos fatores clima e solo (terroir). Destino turístico famoso mundialmente quando o assunto são rotas de vinhos, o Vale de Colchagua possui vinhedos antigos e parreiras centenárias, com bodegas tecnológicas e modernas por todo o vale, que cortam o país e fica a 150km ao sul da capital, Santiago.


Jantar harmonizado com vinhos da Bodega Viu Manent
Nesta quarta-feira (28/10), às 20h, no Ancho Bistrô de Fogo (306 Sul, Bloco C, Loja 28, Brasília-DF). Informações: (61) 3244-7125.

Fotos – Gui Teixeira

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…