Aprenda sobre Vinho Português. É grátis!

Vinho Português
Vinho Português

A Academia Vinhos de Portugal, promovida pela ViniPortugal, está de volta ao Brasil para oferecer ações de treinamento sobre vinhos portugueses, exclusivamente dedicadas aos setores on e off-trade, jornalistas, formadores de opinião e também alunos de cursos de hotelaria e similares ou membros de associações profissionais.

A iniciativa será realizada em cinco cidades: Salvador (18 de julho, no hotel Vila Galé Salvador), Brasília (20 de julho, no Kubitscheck Plaza), Florianópolis (23 de julho, no Majestic Palace Hotel), Curitiba (25 de julho, no Pestana Curitiba) e Belo Horizonte (1 de agosto, no Hilton Garden Inn).

Em cada uma dessas cidades vão ser organizadas duas ações de dois níveis de treinamento diferentes: o nível de iniciação, adequado a quem esteja frequentando esta iniciativa pela primeira vez, das 10h às 13h, e o nível intermediário, para quem em anos anteriores já frequentou algum treinamento da Academia Vinhos de Portugal.

O jornalista e crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas vai conduzir essas ações, dando a conhecer as principais regiões vitivinícolas de Portugal e respectivos vinhos. Cada ação prevê uma componente teórica e uma degustação de vários rótulos, terminando com a aplicação de um teste de avaliação, que habilita os participantes a um certificado como Embaixadores da Academia Vinhos de Portugal.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias mediante o cadastro em cadastro.winesofportugal.com.br, porque estão sujeitas a lugares limitados.

Programa da Academia Vinhos de Portugal

O programa de treinamentos que a ViniPortugal tem implementado no Brasil desde 2012 é já considerado exemplar e inovador, registrando um total de mais de 1.000 participantes brasileiros, majoritariamente sommeliers, funcionários e gerentes comerciais de restaurantes e hotéis, importadores, alunos de hotelaria e influenciadores de opinião. Tem como objetivo melhorar a percepção da qualidade da imagem dos vinhos portugueses e de aumentar o conhecimento dos profissionais do mercado sobre a categoria Portugal.

Esse programa inclui ainda a gestão de parcerias com escolas de vinho e associações profissionais ou de enófilos, promovendo treinamento junto dos seus alunos e membros. Nesse âmbito, a Academia Vinhos de Portugal ainda vai passar pelas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente a 27 de julho, na ABS Rio, e a 30 de julho, na escola de vinho Ciclo das Vinhas, de Alexandra Corvo, e na SBAV-SP.

Sobre o formador

Alexandre Lalas, grande propagador dos vinhos portugueses no Brasil. Foto: Facebook

Alexandre Lalas é críticos de vinhos, colaborador da portuguesa “Revista de Vinhos – A Essência do Vinho” e também orientador de formações sobre vinhos portugueses para profissionais e formadores de opinião do Brasil, com uma experiência na área de cerca de 20 anos.

Carioca de gema e com raízes italianas, especializou-se em vinhos portugueses e viaja com frequência a Portugal, mantendo uma vasta rede de contatos e estando sempre a par das novidades do setor.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…