Avaliação Nacional de Vinhos será via internet dia 7/11

Avaliação Nacional do Vinnho 2020
Avaliação Nacional do Vinnho 2020

No próximo sábado, dia 7 de novembro, a partir das 17h, será realizada a 28a. Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020. É a primeira vez que o evento não será realizado de forma presencial. O acesso será aberto e gratuito a todos os interessados via Youtube, Instragram e Facebook da Associação Brasileira de Enologia – ABE.

700 pessoas que se inscreveram previamente no evento vão poder acompanhar o evento degustando as 16 amostras mais representantivas da safra. (O Blog Vinho Tinto é uma dessas pessoas!!!Oba!!!!)

“A Avaliação Nacional de Vinhos nunca mais será a mesma. Com este formato digital conseguimos chegar na casa de apreciadores de vinhos que nunca antes puderam participar deste evento super disputado, que é único no mundo. Não teremos a emoção do presencial, mas por outro lado o vinho brasileiro poderá ser descoberto por mais pessoas, ganhando mais espaço na mesa do consumidor brasileiro”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador. Cada kit poderá ser degustado por até três pessoas.

Kits Avaliação Nacional 2020

Kits sendo enviados para os inscritos
Kits sendo enviados para os inscritos

As inscrições para a Avaliação deste ano esgotaram em menos de 2horas. Este ano participam pessoas de 21 estados, Distrito Federal, Chile e Uruguai. Cada inscrito teve direito a um kit com 16 garrafas baby (187 ml), todas numeradas de 1 a 16 para que os apreciadores poderem degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O material foi embalado numa caixa personalizada de papelão com proteção para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas. Uma baby da Chandon acompanha o kit para brindar o momento.

Estrutura do Evento

Toda estrutura do evento está sendo montada no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, de onde a ABE prepara um espetáculo que convidará os brasileiros a descobrirem seu vinho, o vinho brasileiro, sem sair de casa. Dos 16 comentaristas, 11 são presenciais e cinco participarão diretamente de suas casas. Convidados pela ABE, eles formam um painel diversificado com enólogos, sommeliers, jornalistas, médico, chef, turismóloga, ator e enófilo.

Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 -Edição Histórica

Kit
Kit Avaliação Nacional do Vinho 2020 – Safra das Safras

A Avaliação deste ano é histórica por quatro motivos. O primeiro, por ser a ‘Safra das Safras’, ou seja, a melhor safra que o Brasil já registrou. O segundo, motivado pelo primeiro, por bater recorde no número de amostras com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. O terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante, chegando a 21. E por fim, certamente o mais impactante, é a mudança de formato que sai do presencial e vai para o on-line, em razão da pandemia da Covid-19. A emoção do encontro será substituída por um espetáculo que poderá ser assistido no mundo todo via Facebook, Instagram e Youtube da ABE. No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde.

Links da transmissão ao vivo – Dia 7 de novembro, às 17h

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCY0d3OvtXT1prDV3xXNtVEg

Instagram – https://www.instagram.com/associacaobrasileiradeenologia/

Facebook – https://www.facebook.com/AssociacaoBrasileiradeEnologia

PAINEL DE COMENTARISTAS

Alexandre Lalas – Jornalista – Brasil*

Antônio Calloni – Ator – Brasil*

Bob Júnior – Sommelier – Brasil

Cecília Aldaz – Sommelier – Argentina

Daniel Scola – Jornalista – Brasil

Eugênio Lira – Enólogo – Chile

Fernando Pettenuzzo – Enólogo – Uruguai*

François Hautekeur – Enólogo – França*

Galvão Bueno – Apresentador – Brasil*

Guilherme Pasin – Prefeito de Bento Gonçalves – Brasil

Ivane Fávero – Especialista em Enoturismo – Brasil

Leandro Bianchi Santini – Enólogo – Brasil

Murillo de Albuquerque Regina – Dr. Em Enologia e Viticultura – Brasil

Rodrigo Bellora – Chef – Brasil

Rodrigo Ferraz – Sommelier – Brasil

Victor Sorrentino – Médico – Brasil

* Comentaristas que participarão on-line

Leia também:

Avaliação Nacional de Vinhos 2020: recorde de inscritos

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…