Avalição Nacional de Vinhos chega a 22ª edição

22ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2014
A Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 22ª edição, em Bento Gonçalves.

Reconhecida como a maior degustação de uma só safra do planeta, a Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 22ª edição este ano.  A Avaliação da safra 2014 acontecerá dia 27 de setembro no Pavilhão “E” do Parque de Eventos de Bento Gonçalves e, mais uma vez, vai servir como termômetro para diagnosticar e comparar a evolução do Brasil na elaboração de vinhos. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enologia – ABE, sob a chancela da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin – OIV e da Union Internationale des Oenologues – UIOE.  Este ano, além de uma comissão de seleção composta por enólogos de todo o país, o evento terá o limite de 850 vagas que serão abertas ao público. Quem tiver interesse, deve acessar o site da ABE, a partir das 8h30min do dia 03 de setembro (quarta-feira). Mas os interessados devem ser rápidos, pois as vagas costumam se esgotar pouco tempo após a respectiva abertura das inscrições.

Este ano foram 290 amostras inscritas por 58 vinícolas de seis regiões produtoras do Brasil. “Essas 290 amostras vão ser a expressão do que foi a safra 2014 em diferentes regiões e de como nossa produção vem se comportando. Na taça, conseguimos compreender como o solo e o clima interfere nos nossos vinhos e como nós, enólogos, podemos tirar maior proveito de todo esse desempenho colocando no mercado produtos com qualidade superior”, destaca o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian. Público 2013 A degustação das amostras recolhidas  foi realizada por 120 enólogos divididos em oito grupos nos dias 19 a 29 de agosto.

O resultado deste processo será apresentado ao público no dia do evento. Lá, cada amostras será servida, degustada e comentada. Os aspectos sensoriais de cada vinho – visual, olfativo e gustativo – serão comentados por um dos comentaristas da mesa de convidados. Após as degustações, serão divulgadas as 16 amostras selecionadas entre os 30% representativos da Safra 2014.

Para mais informações sobre o evento e detalhes sobre as inscrições pelo telefone (54) 3452 6289 ou 3451 2277 e e-mail: abe.adriane@terra.com.bra ou diretamente pelo site da ABE.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…