Bento Gonçalves-RS sedia o I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho

Dia 28 de julho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha acontece o Encontro Nacional de Confrarias do Vinho, uma promoção do Bento Convention Bureau – BCB. O evento é aberto ao público interessado em vinhos.

I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho

A programação está bem diversificada e contempla conhecimento, degustação e confraternização. Na parte da tarde, palestras técnicas vão integrar turismo e gastronomia em torno do mundo do vinho. Essa tríplice inseparável forma o tripé desta primeira edição que tem o objetivo de promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla.

Vinho brasileiro: Expressão e Diversidade

A programação inicia às 16h30min, na Fundação Casa das Artes. “Vinho brasileiro: Expressão e Diversidade” será um dos temas do encontro. A palestra será conduzida pelo escritor e estudioso no assunto, Rogério Dardeau. Autor de quatro livros sobre vinhos, Dardeau também é orientador de degustações e professor da disciplina ‘Vinhos Brasileiros’ no curso de extensão ‘O Negócio do Vinho’, da Universidade Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro. É membro da Fédération Internacional des Journalistes et Écrivains des Vins et Spiritueux (FIJEV), com sede em Paris. Dardeau vai passear pela diversidade brasileira de terroirs, mostrando a pluralidade da expressão nacional em torno do vinho.

I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho recebe Rogerio Dardeau
I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho recebe Rogerio Dardeau

 

Depois do vinho, será a vez do chef Thiago Castanho temperar o encontro com uma palestra focada em gastronomia. Apresentador do reality Cozinheiros em Ação, da GNT, é titular do premiado Remanso do Bosque, em Belém, que junto com o Remanso do Peixe, foi eleito três vezes chef do ano pela edição Veja Comer & Beber Belém. Paraense, é inspirado na culinária tradicional amazônica e sua especialidade são os peixes assados na brasa. Hoje, é considerado um dos chefs mais inovadores do Brasil. Ao final,  Dardeau e Castanho participarão de um bate papo mediado pela mestre em Turismo e presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero, e pelo chef Rodrigo Bellora, líder do movimento Slow Food Primeira Colônia Italiana.

Depois da troca de informações, o momento será de congraçamento. A partir das 19h30min, acontece no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, o Encontro das Taças, quando confrades e confreiras, juntamente com demais apreciadores da bebida, confraternizarão numa festa de sons, cores, aromas e sabores. Na ocasião, será possível degustar vinhos e espumantes de diferentes regiões produtoras num jantar com ilhas gourmet. O repertório de músicas brasileiras estará a cargo da banda Farina Brother’s.

O evento tem a realização do Bento Convention Bureau, apoio da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), Ibravin, Tuttovino e Valle Azul. A agência oficial é a Giordani Turismo e a organização é da Moura Comunicação & Eventos. São patrocinadores o Boulevard Convention, CDL, Wine South America e SEGH.

Como participar

As inscrições para o 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho estão abertas. Interessados devem acessar o link https://confrariasvinho.eventize.com.br/. O valor por participante é de R$ 240 mais taxa de comodidade, contemplando toda programação do evento.

 

PROGRAMAÇÃO

16h30min – Local 1: Fundação Casa das Artes

Palestra 1 – Vinho Brasileiro: Expressão e Diversidade (Rogério Dardeau)

Palestra 2 – Gastronomia (Thiago Castanho)

Encerramento: Bate papo com os palestrantes, mediado por Ivane Fávero ,  Mestre em Turismo, Autora do Blog Viajante Maduro Presidente da AENOTUR e Chef Rodrigo Bellora, Chef proprietário do Restaurante Valle Rustico.

 

19h30min – Local 2: Centro Empresarial Bento Gonçalves

Festa O Encontro das Taças (Degustação de vinhos e espumantes e jantar com ilhas gourmet)

Atração: Banda Farina Brother’s

 

Inscrições:  https://confrariasvinho.eventize.com.br/

Informações atendimento@mouracom.com.br ou (54)3055-4145

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…

Charles Pelletier Grand Réserve Brut

O Charles Pelletier Grand Réserve Brut é um espumante Blanc de Blancs de safra única,…