Anote aí: em maio tem Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro

Untitled-1

Entre 22 e 24 de maio, o Rio de Janeiro vai transformar-se na capital do vinho português. Pelo segundo ano consecutivo, o evento “Vinhos de Portugal no Rio” pretende levar à cidade pelo menos meia centena de produtores portugueses.

A edição de 2015, organizada pelos jornais Público e O Globo, acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio. Além do mercado de vinhos, haverá cursos e provas de vinhos conduzidas pelos críticos dos dois jornais. O evento – que no ano passado foi considerado o melhor do ano pela Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro – pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses no Rio de Janeiro.

smart-1

Os produtores e consumidores vão contar ainda com a tecnologia do “copo inteligente”. Este permite que o visitante receba por e-mail as informações dos vinhos que provar, o preço e onde os poderá comprar. O “copo inteligente” é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e ganhou o prémio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha, no ano passado.

Em 2014, Portugal obteve uma quota de mercado de 11,5% no total das importações brasileiras de vinho, com 28,2 milhões de euros – um acréscimo de 4% face a 2013. O estado de São Paulo é o maior destino do vinho português (39% do total), seguindo-se Santa Catarina (16%) e Rio de Janeiro (15%), mas é no estado do Rio de Janeiro que os vinhos portugueses possuem a melhor quota de mercado (25%).

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…