International Sommelier Guild abre cursos no DF, RJ e SP

untitled (10)

A International Sommelier Guild (ISG), Escola Internacional de Vinhos e Destilados presente em vários países, agora está no Brasil. A Sommelier School tem a licença exclusiva para os cursos da ISG que são oferecidos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A formação completa, desde o nível 1 (para iniciantes) até o nível 3, qualifica e prepara os alunos para os títulos de “Master of Wine” e “Master Sommelier Internacional”.

Conheça os cursos e confira a agenda

Cursos da Sommelier School: Curso criado para formar profissionais Sommeliers, composto por 3 módulos.

QUAL ESCOLHER?

Opção 1  (ISG): Para quem busca uma carreira de alto nível e está disposto(a) a estudar muito, dedicando um bom tempo em sua formação, para alcançar uma certificação internacional estando qualificado para atuar na profissão em qualquer país do mundo. E também, para o apreciador de vinho, que quer conhecer a fundo este mundo de sabores e cultura em um curso de alto nível, degustando vinhos das melhores regiões produtoras do planeta.

Opção 2  (Sommelier School): Para quem busca uma formação de qualidade, reconhecida e qualificada em todo o Brasil em um curso que atende aos padrões adequados ao público que trabalha em restaurantes, hoteis, lojas, mercados etc. no Brasil.

untitled (11)

NÍVEL 1 – “Intermediate Wine Certificate”

INFORMAÇÕES GERAIS

Público-alvo: TODAS AS PESSOAS QUE GOSTAM DE VINHO. Não precisa ser conhecedor e nem profissional. E para profissionais, é o 1º degrau para formação completa composta por 4 módulos para se qualificar aos títulos de “Master Sommelier” e “Master of Wine”. Saiba mais sobre a ISG: http://www.sommelierschool.com.br/international-sommelier-guild/

Duração: 24 horas/aula divididas em 8 aulas de 3 horas de duração.

Conteúdo: Introdução ao vinho (história, cultivo da uva, produção dos 5 tipos de vinhos), principais uvas e iniciação ao serviço de vinhos.

Vinhos: Serão degustados e analisados 48 vinhos, conforme tipos/regiões relacionados a seguir, de acordo com Contrato de Licença firmado com a International Sommelier Guild:

AULA 1: Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Rosé Seco, Beaujolais Jovem, Barolo (5 a 6 anos), Shiraz da Austrália, Vinho de Sobremesa (6 vinhos).

AULA 2: Borgonha Branco da região de Maconnais ou Cote de Beaune, Chablis, California, Sancerre, Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Califórnia Fume Branco (6 vinhos).

AULA 3: Bordeaux da Margem Esquerda, Cabernet Sauvignon de Napa Valley, Cabernet Sauvignon de Coonawarra, Borgonha Tinto, Pinot Noir da Califórnia, Pinot Noir do Oregon (6 vinhos). Exercício de harmonização na aula 3 (+ 5 vinhos): Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Riesling Alemão, Chardonnay do Novo Mundo, Borgonha Tinto, Tinto do Novo Mundo.

AULA 4: Gewürztraminer da Alsácea, Riesling Mosel Kabinett, Riesling do Novo Mundo, Chenin Blanc do Vale do Luar, Pinot Grigio do Nordeste da Itália, Pinot Gris da Alsácea, Moscato d’Ásti (7 vinhos).

AULA 5: St. Emillion ou Pomerol, Merlot do Chile ou EUA, Cabernet Franc do Vale do Luar, Beuajolais-Villages, Zinfandel da Califórnia, Primitivo da Itália (6 vinhos).

AULA 6: Porto (LBV), Oloroso ou Tawny, Jerez Fino ou Manzanilla, Champagne, Cava, Asti (6 vinhos).

AULA 7: Grenache do Vale do Rhone, Shiraz do nordeste do Vale do Rhone, Shiraz de Barossa ou Mc Laren, Tempranillo do nordeste da Espanha, Nebbiolo do Piemonte, Sangiovese da Itália Central (6 vinhos).

AULA 8 – Prova final: Varietal clássico degustado em uma das aulas.

Importante: a degustação técnica dos vinhos em cada aula é realizada em Taças ISO (padrão internacional), sendo servido em torno de 40 ml por taça, por vinho, por aluno.

Valor: R$ 1.990,00 em até 4 parcelas iguais (a 1ª por depósito bancário e as demais em cheques pré-datados) ou em até 4 parcelas no cartão de crédito. Valor à vista: 1.800,00. Inclui apostila, degustação de vinhos e certificado emitido pela matriz da ISG nos EUA. Consulte em cada curso, a PROMOÇÃO para pagamento do mesmo valor a vista, porém, de forma parcelada.

 

BRASILIA – Início em 27/01/2016 – 2 turmas

PROMOÇÃO: Inscrições efetivadas até 06/01/2016 – Valor à vista em até 4x (cartão ou cheques)

TURMA 1 – NOITE – Aulas 2x por semana, sempre as 4as e 5as feiras, das 19:00 às 22:00.

Datas: Janeiro (27 e 28); Fevereiro (03, 04, 17, 18, 24 e 25).

Local: “BIERFASS” •  SHIS QI 10, s/n – Lago Sul

TURMA 2 – MANHà– Aulas 1x por semana, sempre as 5as feiras, das 9:00 às 12:00.

Datas: Janeiro (28); Fevereiro (04, 18, 25); Março (03, 10, 17 e 24)

Local: “ADEGA BACO” •  Clsw 101, Bloco A – Sudoeste

Inscriçõesclique aqui

 

SÃO PAULO – Início em 28/03/2016 – 2 turmas

PROMOÇÃO: Inscrições efetivadas até 20/01/2016 – Valor à vista em até 4x (cartão ou cheques)

TURMA 1 – NOITE – Aulas 1x por semana, sempre as 2as feiras, das 19:00 às 22:00.

Datas: Março (28); Abril (05, 12, 19, e 26); Maio (02, 09 e 16)

TURMA 2 – MANHà– Aulas 1x por semana, sempre as 3as feiras, das 9:00 às 12:00.

Datas: Março (29); Abril (04, 11, 18, e 25); Maio (03, 10 e 17 )

Local (2 turmas): “CASA NIETO SENETINER” •  Rua Henrique Martins, 508 – Jardim Paulista

Inscriçõesclique aqui

 

RIO DE JANEIRO – Início em 30/03/2016 – 2 turmas – Manhã e Noite

Aulas 2x por semana, sempre as 4as feiras e 5as feiras. Manhã (9 às 12) e Noite (19 às 22)

Datas: Março (30 e 31); Abril (06, 07, 13, 14, 27 e 28).

Local (2 turmas): Ainda em definição, na cidade do Rio de Janeiro.

Inscriçõesclique aqui

 

2. CURSOS DA SOMMELIER SCHOOL

MÓDULO 1

SÃO PAULO: Início em 25/01/2016, aulas as 2ª e 3ª feiras, das 9 às 12 horas.

Local: “CASA NIETO SENETINER” •  Rua Henrique Martins, 508 – Jardim Paulista

Duração do Módulo: 12 aulas

Conteúdo programático: História do vinhoViticultura (cultivo da uva até a colheita), Vinicultura (definição de vinho, características gerais e técnicas da bebida, tipos de uvas, processo de produção dos 5 principais tipos de vinhos – Espumantes, Brancos, Tintos, Rosados e Fortificados/Sobremesas), Identidade do Vinho (tipos de garrafas, rótulos, contra-rótulos, cápsulas e tipos de fechamento e rolhas) e Serviço do vinho (tipos de abridores, como abrir um vinho, como servir e como guardar/armazenar). Em todas as aulas são degustados vinhos acompanhados de análise técnica coordenada pelo Professor/Sommelier.

Método de Avaliação: é solicitada ao aluno a elaboração e entrega de um trabalho sobre um tema específico dentro do programa, valendo nota. Próximo ao final do módulo, é feita uma viagem técnica a uma vinícola próxima a São Paulo (viagem de um dia), também valendo nota e ao final do módulo, é aplicada uma prova. As notas destes três itens, associados a frequência as aulas, serão os critérios adotados para aprovação do aluno.

Valor: R$ 880,00 em até 4 cheques (cheques do aluno, mediante consulta cadastral) ou em 3 parcelas no cartão de crédito. Inclui apostila, degustação de vinhos e certificado.

Observação: Caso o nº de inscrições não atinja o número mínimo para formação de turma, a data de início poderá ser reagendada.

Inscriçõesclique aqui

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…