Mesa SP 2018 com muitas novidades e degustações especiais de vinhos

Mesa SP é um dos maiores eventos gastronômicos do país, que reúne em um único espaço palestras, aulas práticas, produtos e degustações. Entre as atrações estão o Mesa Tendências – principal congresso do setor na América Latina, que conta com a participação de chefs nacionais e internacionais –, oMesa Ao Vivo, com uma extensa programação de aulas de cozinha e degustações ministradas por profissionais dos quatro cantos do Brasil, a feira de produtores Farofa do Brasil, repleta de expositores de produtos regionais, e o Brasa na Mesa – módulo especial sobre carnes, com direito a um churrasco preparado pelos maiores experts no assunto –, além de outros conteúdos para profissionais, especialistas, estudantes e amantes da culinária. A edição deste ano destaca o tema “Cozinha que Emociona” e acontece, no Memorial da América Latina – um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital paulista-,  de 9 a 11 de novembro.  Além da programação in loco, o evento oferece jantares em restaurantes da cidade, onde chefs internacionais cozinharão ao lado de brasileiros, a partir do dia 07 de novembro.

Mesa Tendências

A programação do congresso, que costuma trazer os nomes mais estrelados da gastronomia mundial, vai contar com um time de pesos-pesados que está revolucionando a mesa latino-americana. São chefs como Francis Mallmann, o argentino que possui um império de restaurantes ao redor do mundo e é conhecido como um dos maiores mestres da cozinha rústica com fogueira, Pía León, chef do Central (6º lugar na lista do 50 Best) e do recém-inaugurado Kjolle, ambos em Lima, Mitsuharu “Micha” Tsumura, do também peruano Maido (7º lugar na lista geral do 50 Best e 1º lugar na Latin America’s 50 Best), o colombiano Alejandro Cuellar, do projeto CoyarCocina e 5 Sentidos Catering, e Carlos García, do venezuelano Alto, localizado em Caracas.

O basco Josean Alija, do Nerua – restaurante com 1 estrela Michelin localizado no museu Guggenheim, em Bilbao, na Espanha – vem unir-se a este time para falar sobre seu trabalho de pesquisa da essência dos ingredientes sazonais no cenário da nova cozinha do País Basco. Desembarca também por aqui Malena Martínez – gerente geral do Central e diretora do Mater Iniciativa –, para palestrar ao lado de Pía León a respeito do projeto que desenvolvem juntas desde 2013, realizando o mapeamento do ecossistema peruano e catalogação de novas plantas.

Do Brasil, vão marcar presença chefs aclamados como Alex Atala (DOM), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Morena Leite (Capim Santo) e Telma Shiraishi (Aizomê) – todos do estado de São Paulo –, Ana Bueno (Banana da Terra – Paraty/RJ), Juarez Campos (Oriundi Ristoranti – ES), Bárbara Verzola (Soeta – ES), Onildo Rocha (Cozinha Roccia – PB) e Timóteo Domingos (Gastrotinga, conhecido como “chef do sertão”), entre outros.

As palestras terão como tema trabalhos e pesquisas relacionados a nossa cozinha e produtos nativos, como a apresentação de Fabrício Lemos (Restaurante Origem – BA) com produtores de cacau e café da Bahia, Bel Coelho (Clandestino – SP) ao lado de um grupo de mulheres agricultoras de Belterra, do Pará, e o estudioso César de Mendes, que fala sobre o cacau amazônico. E para celebrar a cozinha que emociona, alguns chefs subirão ao palco com suas musas inspiradoras: Paulo Shin (Komah – SO) ao lado de sua mãe, Myun Shin, Pier Paolo Picchi (Restaurante Picchi – SP) com sua avó, “Dona Isabella”, e Flavio Trombino (Xapuri – MG), que traz sua mãe, Nelsa Trombino, para contar os segredos da cozinha do restaurante.

Com os pés fincados na ideia de que a gastronomia pode ser uma grande ferramenta de transformação social, o congresso trará também uma palestra com David Hertz, fundador da ONG Gastromotiva e coordenador do Reffetorio do Rio, Chris Moore, chef-executivo do The Clink – restaurante mantido pelo governo britânico para treinar e reabilitar presos, ajudando-os a se readaptar à vida em sociedade – e Patrick Honauer, chef e empreendedor suíço à frente de projetos como Food Network Academy, Green About e Development Voyage for Sustainability, que procuram criar cadeias de valor sustentáveis no setor agro-alimentar a partir da agricultura biológica, da cultura do não-desperdício e da promoção e distribuição de comida regional.

Ainda no Mesa Tendências, os maiores chefs franceses radicados no país – Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Laurent Suaudeau e Erick Jacquin – dividem o palco em uma palestra sobre a história da gastronomia francesa no Brasil.

Mesa Ao Vivo

Entre as atrações tradicionais do evento está o Mesa Ao Vivo, com dezenas de aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria e degustações de vinhos, cafés, cerveja e cachaça conduzidas pelos melhores profissionais do Brasil. A estrutura exclusiva, com um total de cinco cozinhas – três fixas e duas instaladas em caminhões – e duas salas para as aulas de degustação, deve receber alunos interessados pelos mais diversos temas que viram pauta da edição especial da revista Prazeres da Mesa, produzida ali mesmo, em tempo real, durante o evento.

Distribuída ao longo dos 3 dias, a programação trará chefs e especialistas como Américo Piacenza da Cantina Piacenza (MG), Bruno Katz do Nosso e Kátia Barbosa do Aconchego Carioca (RJ), Lui Veronese do Sallva e André Castro do Authoral (DF), Lisiane Arouca do Restaurante Origem (BA) e Saulo Simões da Casa do Saulo (PA), entre outros. De São Paulo, os participantes terão aula com um time bem variado, como Oscar Bosch (Tanit), Eudes Assis (Taioba), Paulo Yoller (Meats), Thiago Bañares (Tan Tan Noodle Bar), Luiz Filipe Souza (Evvai) e os confeiteiros Mara Mello, Carole Crema, Fabrice Le Nud e Lucas Corazza.

Mesa ao Vivo – Programação de vinhos

9 de novembro

– 14h30: Luciana Zanetti (brand ambassador da Mistral)
Aula: o renascimento do Malbec na França e os vinhos de Georges Vigouroux

– 16h: Paula Guerra Schenato (enóloga e coordenadora do comitê de mercado da Ibravin – RS)
Aula: a diversidade dos espumantes brasileiros
– 17h30: Carlos Cabral (enófilo e especialista em vinho do Porto)
Aula: degustação exclusiva de vinho do Porto Vintage 2016 com os rótulos que têm conquistado notas altíssimas entre os especialistas
– 19h: Paulo Laureano (um dos maiores enólogos de Portugal)
Aula: degustação das safras antigas do ícone Dolium, incluindo tintos (safras 2009, 2007, 2005 e 2001) e brancos (safras 2010 e 2007)

10 de novembro 

– 18h: Ricardo Castilho (diretor editorial da Prazeres da Mesa)
Preciosidades de Portugal e Espanha direto da Adega Municipal do Casti

Brasa na Mesa

Para os fãs de churrasco, uma excelente notícia: esta edição do Mesa SP terá um recorte de programação voltado exclusivamente ao tema, incluindo aulas de desossa, charcutaria, cortes, defumação e outros assuntos do universo da carne. Com ingressos adquiridos à parte, os participantes poderão assistir a módulos diários de cinco aulas recheadas de conteúdo, ministradas por feras como Fernando Schimanoski, Marcelo Sartori, Roberto Bocabello, a turma do The Real Butcher Team, Daniel Lee, Marcos Livi, Márcio Ávila, Sae Kim, Elisabeth Schreiner, Julio Raw, Paula Labaki, Roberto Ravioli, Emmanuele Nascimento e Rogério Debetti.

E como é impossível só falar do tema sem acender o fogo, o evento contará também com uma verdadeira celebração à carne no dia 9, das 17h às 22h: oBrasa na Mesa, em que mais de vinte experts vão se dividir entre cinco diferentes estações para preparar um grande churrasco no estilo fogo de chão. Entre eles estão a equipe do argentino Francis Mallmann, Marcos Livi, Roberto Ravioli, Dani França Pinto, Fernando Schimanoski, Marcelo Sartori, Marcio Avila, Sae Kim, Jimmy Ogro, Alder G. Lopes, Flavio Saldanha e Paula Labaki.

Jantares Magnos

Três restaurantes da cidade receberão cozinheiros internacionais para jantares promovidos pelo Mesa SP. No dia 07 de novembro, o chef Paolo Lavezinni, do Neto-Four Seasons – SP, abre as portas da sua cozinha para Juan Gaffuri ( Four Seasons -Buenos Aires), Thomas Troisgros (Olympe -RJ), Ivan Ralston (Tuju -SP) e Márcia Garbin (Gelato Boutique). No dia 08 é a vez do chef William Ribeiro receber no restaurante Seen os chefs Mitsuraru Tsumura “Micha” ( Maido -Peru), Telma Shiraishi (Aizomê -SP), Carlos Aldea ( Hotel Paradores-Soria-Espanha) e Bertrand Busquet ( Callebaut-Brasil) e, por fim, no dia 09 de novembro, o chef Alex Atala oferecerá no Dalva e Dito um menu feito por ele e pelos chefs Pía Leon (Central, Kjolle -Peru), Carlos García ( Alto-Venezuela) e o casal Fabrício Lemos e Lisiane Arouca ( Origem – BA).

Encontro da gastronomia social internacional

Outro momento importante que acontecerá durante o evento é o encontro do Social Gastronomy Movement (movimento da gastronomia social), em que um grupo de cerca de 30 pessoas se reúne para vivenciar projetos e trabalhar na estratégia da gastronomia social. São chefs, empresários, ativistas, professores universitários, líderes da indústria e representantes de organizações internacionais empenhados em estudar e apontar soluções que possam gerar impacto e transformações socioambientais reais.

As atividades incluirão uma barraca de vegetais cultivados na primeira fazenda urbana implantada em uma favela – ação da Gastromotiva –, sessões de gastronomia social com os chefs Timoteo Domingos, Ana Bueno, Morena Leite e Rafa Brito e uma mesa redonda sobre o futuro da iniciativa e seu papel no mundo.

Entrada Franca

No espaço gratuito aberto ao público, a organização já confirmou palco com atrações musicais e a Farofa do Brasil – feira com barracas de produtores locais do país inteiro, trazendo queijos, azeites, mel, café, farinhas e os produtos mais emblemáticos de cada região, degustações de drinks e cervejas e uma seção inteiramente dedicada a quitutes, pratos e petiscos tipicamente paulistas, com receitas premiadas de todo o estado.

Outros destaques são a Área de Panificação, com uma carreta de degustações e aulas gratuitas, e o Espaço Sebrae, também com aulas para o público em geral.

Sobre o Mesa SP

Realizado pelo Mundo MESA, núcleo de inteligência em gastronomia que cria, produz e promove eventos sob medida, ações especiais e conteúdos do universo de alimentos e bebidas, o Mesa SP é um dos maiores eventos do setor da América Latina. A cada edição, traz de todos os cantos do mundo chefs renomados para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades que resultam na edição da revista ao alcance do público.

O Mundo Mesa promove também edições especiais regionais do Mesa Ao Vivo. O evento tornou-se itinerante e acontece em vários estados do país além de São Paulo, como Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraná, Brasília, Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha e Rio de Janeiro, além de ter três edições já realizadas em Portugal.

Serviço

Endereço: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Mesa ao Vivo – portões 9 e 10 / Mesa Tendências: portões 12 e 13)
Data: 9, 10 e 11 de novembro de 2018
Ingressos e programação completa: www.mesasp.com.br

Valores para público geral:

Farofa do Brasil: entrada gratuita
Mesa Tendências e Mesa ao Vivo: ver tabela abaixo

Aulas Brasa na Mesa: R$ 400 (3 dias + churrasco), R$ 300 (3 dias sem o churrasco) ou R$ 160 (1 dia à escolha do participante, de acordo com disponibilidade de vagas, sem o churrasco)
Churrasco Brasa na Mesa: R$ 150 (somente dia 9/11; bebidas não inclusas)

Jantares Magnos: 07.11 às 20h Neto-Four Seasons – SP (R$ 380); 08.11 às 20h Seen (R$ 360) e 09.11 às 20h Dalva e Dito (R$ 484)

IMPORTANTEos valores de Mesa ao Vivo e Mesa Tendências variam de acordo com o período em que os ingressos forem adquiridos. Para condições especiais de pagamento de acordo com categorias (estudantes, aposentados e profissionais da área), visitar o site.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…