.

Destaques do Blog

Gin Tonic MOM

A estação mais quente do ano deve ser celebrada com o seu drink preferido, né? Inclusive para curtir a temporada de verão nesse início de 2021 que vai até março! Conheça cinco coquetéis ideais para brindar o verão à beira da piscina que a Aurora Fine Brands separou: Fizzy Peachthree Perfeito para beber nos dias […]

André de Gasperin Foto Tatiana Cavagnoli

O mesmo reconhecimento mundial do espumante agora é percebido em relação aos vinhos finos nacionais nesse ano conturbado de 2020. Das 321 medalhas conquistadas em 2020, 51,71% foram para vinhos. Os espumantes brasileiros arremataram 45,79% do total, ficando 2,5% para destilados e licorosos com oito distinções. Agora, o Brasil chega a 4.806 premiações!! Na história […]

A perseguição ao cristianismo levou ao fim a produção de vinho no Japão. Documento de setembro de 1632 provavelmente mostra o pedido do último lote de vinho japonês no período Edo. Assim como aborda a matéria da Revista Planeta, acredita-se que a vinificação doméstica japonesa, iniciada em 1627, tenha terminado com a transferência do clã […]

Cristofoli Vinhos

A vinícola Cristofoli, localizada na Serra Gaúcha, vai ser palco de uma experiência inédita que promete virar febre entre os enófilos: o reality show Wine Making 2021. Sem edição, será possível acompanhar os bastidores da produção de um vinho – desde o passo a passo da colheita até a vinificação das uvas. O projeto é decorrente […]

Darcy Miolo, fundador da Miolo Wine Group

Lamentos informar o falecimento de Darcy Miolo, 79 anos fundador e presidente da Miolo Wine Group.  O velório está sendo realizado na Capela da Glória na Linha 40 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). O sepultamento ocorreu no dia 21 de dezembro de 2020 no cemitério do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves […]

Que tal compor a sua mesa natalina com vinhos de qualidade e com valor acessível? A Safra das Safras, como está sendo chamada pelos enólogos a que se refere a 2020, está aí para comprovar a qualidade dos terroirs  e a nossa expertise na produção de vinhos brasileiros de qualidade. Além de ressaltar a nossa capacidade […]

Vocês já ouviram falar da uva Jampal? Não? O Blog Vinho Tinto também não conhecia até o dia que participou de um evento super bacana promovido pela Más Vino para apresentação dos vinhos portugueses da Manzwines. O evento contou com a presença do produtor André Manz, responsável pelo renascimento dessa casta que estava esquecida. A […]

Cuvée

O dia 11 de dezembro de 2020 foi histórico para a vitivinicultura brasileira, especialmente para as vinícolas associadas à Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho). Nessa data, durante uma reunião virtual, a equipe técnica responsável pelo Projeto de Pesquisa “Estruturação, qualificação e consolidação de Indicações Geográficas brasileiras de vinhos” fez a apresentação e […]

Selo

Sem adição de açúcar, água, conservantes, aromatizantes ou qualquer outro tipo de aditivo, somente uva. Assim são os Sucos de Uva Solar do Vale, elaborados pela Vinícola Cave do Sol, do Vale dos Vinhedos. O selo tem a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e a certificação é concedida pelo conceituado […]

Close