Comemorar a pesquisa brasileira com uva e vinho

Por Celso Moretti – Presidente da Embrapa

Celso Moretti - Presidente Emrapa
Celso Moretti – Presidente Embrapa comemorando a Pesquisa Brasileira

A história da humanidade não deixa dúvidas: a consolidação e avanço das ideias e das sociedades se deu, entre outros aspectos, em momentos de socialização em torno de uma mesa, com a presença de refeição farta, preparada com alimentos e frutos colhidos da terra e regadas a bebidas fermentadas, como o vinho. Tudo isso traz alegria e sabor especial aos encontros.

Essa presença é tão significativa que algumas frutas e seus derivados são centrais nas narrativas de diferentes povos e culturas, como as simbólicas macieira e videira na Bíblia e o deus Baco na cultura helenística. A imagem de uma maçã vermelha ou de uma taça de vinho  remete a  associações transmitidas por gerações ao redor do mundo. Aliás, videira e macieira atravessaram o Atlântico e chegaram ao nosso Brasil, reconhecido pela diversidade de solos e climas que nos possibilitam experimentar e avançar como poucos no campo da agropecuária — uma adaptação decorrente  do trabalho  de agricultores, pesquisadores e mais  atores envolvidos nas cadeias produtivas, que se dedicam a explorar as particularidades de cada espécie  de modo a oferecer novos produtos e experiências sensoriais.

Presentes no território brasileiro há pouco mais de um século, as frutíferas de clima temperado encontraram fatores geográficos e culturais que inicialmente concentraram a produção na região Sul. Da Serra Gaúcha, onde está a Sede da Embrapa Uva e Vinho, cuja missão é nacional, foram difundidos conhecimentos e tecnologias fundamentais para a expansão dos pomares e vinhedos a regiões antes impensáveis, como o Cerrado e o Semiárido.

Alguns pontos merecem destaque nessa trajetória: na década de 1970, o Brasil importava 85% das maçãs que eram consumidas no mercado interno, e poucos brasileiros tinham acesso à fruta; atualmente, somos autossuficientes e consumimos sete vezes mais maçãs. Fato semelhante ocorreu com o mercado de suco de uva, que possuía uma oferta reduzida e, consequentemente, não havia o hábito de consumo da bebida. Hoje, mais de 50% das uvas processadas se destinam ao atendimento desse mercado, melhorando a diversificação da alimentação dos brasileiros. Existe ainda a produção de uvas sem sementes. Além do abastecimento do mercado interno, o Brasil exporta 45 mil toneladas da fruta para diversos países, tendo como destaque as variedades ‘BRS’ desenvolvidas pela Embrapa. Tudo isso é fruto da ciência brasileira, que tem na Embrapa, em conjunto com outras instituições de pesquisa, ensino, assistência técnica e extensão rural, um dos principais alicerces na geração e transferência de novas soluções tecnológicas.

A pesquisa brasileira desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho por todos esses anos auxiliou o Brasil a se destacar no panorama mundial da produção de uvas e maçãs. Variadas cultivares de uva atendem a agricultura familiar e empresarial de Norte a Sul do país, permitindo a produção da fruta todo dia; sete Indicações Geográficas de Vinhos agregam valor aos diferentes terroirs brasileiros; há o protagonismo na produção de alimentos seguros por meio da implantação das normas técnicas para a Produção Integrada de Frutas.

 Tem mais: o desenvolvimento de sistemas de produção e os avanços em pesquisa básica que subsidiam a compreensão de fenômenos como a apirenia   — ausência de sementes nas uvas — e a superação de dormência, todos extremamente importantes no cenário das mudanças climáticas e na expansão das fronteiras agrícolas. São muitas conquistas e há espaço para avançar no setor de frutas. Mantemos o compromisso de continuar na busca pelo desenvolvimento de novos produtos e tecnologias sustentáveis, que respeitem as pessoas, o meio ambiente e gerem renda, emprego e prosperidade aos produtores de fruticultura de clima temperado e de viticultura.

A inquietação e a curiosidade estão na essência da equipe da Embrapa Uva e Vinho, que há 45 anos apoia o desenvolvimento da vitivinicultura e fruticultura de clima temperado, atuando em conjunto com representantes do setor produtivo, atendendo demandas, prospectando novas oportunidades e contribuindo para o reconhecimento da qualidade do produto nacional.

A Embrapa é dos brasileiros para os brasileiros. Por isso, ao consumir uma uva sem sementes, um suco de uva com cor e sabor especiais, degustar um bom vinho ou saborear uma maçã, é importante ir além de símbolos de mitologia. No Brasil, são frutos da agricultura que têm como base a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a competência do nosso agricultor.

 Existem muitos motivos para celebrar todo esse avanço. Por isso, brindemos — com os emblemáticos espumantes brasileiros — aos 45 anos da pesquisa desenvolvida na Embrapa Uva e Vinho e àqueles que fazem parte dessa história.

Leia também: Embrapa Uva e Vinho comemora 45 anos com eventos virtuais

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…