Benefícios e semelhanças entre vinho e suco de uva integral

Benefícios do vinho

Atualmente é muito concreto que consumir uma quantidade moderada de vinho por dia, proporciona diversos benefícios à saúde. Que também é o caso do suco de uva integral. A bebida proporciona diversos benefícios a saúde se consumida da maneira correta.

Assim como no caso do vinho, que pode ser aproveitado por todos e sem restrições considerando as idades. Além disso, também conta com propriedades bastante semelhantes e capazes de trazer ganhos importantes ao organismo. Facilmente encontrado em supermercados, o vinho, é um item que agrada à maioria das pessoas e pode ser uma prazerosa opção para combater doenças cardíacas, reduzir o cansaço e auxiliar no emagrecimento.

Semelhanças entre vinho e suco de uva integral

Semelhança entre vinho e suco de uva integral

Aquela história de que uma taça de vinho faz bem para o coração não poderia ser mais verdadeira. Isso porque o vinho tinto é rico em flavonoides e compostos fenólicos, o que lhe confere uma potente atividade antioxidante e anti-inflamatória.

Os antioxidantes atuam na prevenção da aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias), redução do mau colesterol (LDL), diminuição da pressão arterial e melhora da função dos vasos sanguíneos. Igualmente, o suco de uva integral é tão rico em antioxidantes quanto o vinho, pois os compostos fenólicos responsáveis portantos benefícios a saúde estão presentes na casca das uvas escuras, como as encontradas nas produções do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Benefícios do suco de uva integral

Benefícios do suco de uva integral

O suco de uva integral (assim como a uva e as folhas das parreiras) é um grande estimulante das funções hepáticas, sendo utilizado como base para a formulação de remédios para doenças no fígado. Por combater a acidez sanguínea, essa bebida também é indicada às pessoas com problemas de excesso de consumo de carne. O suco da uva é um estimulante digestivo natural e valioso, uma vez que acelera o metabolismo e elimina o ácido úrico do organismo.

Além disso, ele ainda ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino nas funções do corpo, ação necessária para um fornecimento de energia de maneira constante e prolongada. O resveratrol, outro antioxidante presente na casca da uva tinta, tem a capacidade de ativar um conjunto de proteínas responsáveis por reparar as células, prevenindo o envelhecimento. Contudo, é importante fazer uma distinção entre suco integral e suco de caixinha. Embora um copo do suco de caixinha tenha cerca de 70 kcal contra 120 kcal do suco integral, o primeiro conta com diversos aditivos e conservantes que podem fazer com que o metabolismo fique mais lento.

Beba ambos e viva muito!

Leia: Confira detalhes da Avaliação Nacional de Vinho 2021

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…