Dica da Famiglia Valduga: espumante não é só para festas

Leve e versátil para harmonização, o espumante é ideal para qualquer ocasião, e não somente em festas! O enólogo do Grupo Famiglia Valduga, Lucas Simões, dá dicas para desmistificar o consumo desta bebida altamente gastronômica.

Uma das opções mais requisitadas em comemorações especiais, o espumante pode até parecer chiquérrimo para acompanhar refeições menos elaboradas ou até para ser consumido em momentos mais simples do dia a dia. Na verdade parece, mas não é só para isso!

E por que o espumante é uma bebida assim tão democrática? Segundo Lucas Simões, o grande trunfo da bebida é a sua acidez. Para o especialista, é sempre válido deixar um espumante gelado em casa, seja à espera da visita de um amigo, ou em momentos do dia a dia.

O coringa das harmonizações –

Mesmo sendo uma ótima opção para ser consumido sozinho, o espumante vai bem com todo tipo de prato – seja uma saladinha simples e canapés, ou aquela corpulenta feijoada tipicamente brasileira. 

Leia também – Um espumante não é sempre champanhe! Entenda

Opções de Espumante Famiglia Valduga

Para ajudar na hora da escolha, o expert ainda indica algumas opções de rótulos da Ponto Nero, marca do Grupo Famiglia Valduga, reconhecida por seus espumantes de altíssima qualidade, que prometem agradar os mais diversos paladares. Confira:  

Ponto Nero Cult Brut
Ponto Nero Cult Brut

“Espumantes do tipo brut e extra brut possuem um teor de açúcar baixo e são unanimidade em harmonizações mais longas, onde é preciso ter apenas uma bebida para combinar com diversos pratos, da entrada ao principal. ” 

Com textura cremosa e viva acidez, o Ponto Nero Cult Brut é a aposta certa. Possui aroma frutado, dominado por notas de maçã, abacaxi e melão, mescladas a delicados nuances florais. Seu gosto leve e equilibrado é resultado da perfeita harmonia entre as três uvas que o compõem: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling

Nero Live Celebration Glera
Nero Live Celebration Glera

“Espumantes mais jovens e frutados combinam perfeitamente com alimentos mais frescos, menos gordurosos e com molhos ácidos, como saladas, queijos brancos, molho pomodoro etc.”  

Para a harmonização, o enólogo indica o rótulo Live Celebration Glera. Elaborado 100% com uvas Glera, tem aromas delicados como pomelo, lima e flores brancas. Apresenta paladar aveludado e envolvente, com final refrescante.  

Nero Enjoy Cabernet Franc Brut Rose
Nero Enjoy Cabernet Franc Brut Rosé

“Com os espumantes mais maturados, que propositalmente tiveram maior contado com as leveduras, aposte nas combinações com pratos de sabor mais intenso, calóricos e cremosos, como, por exemplo, risotos, carnes mais firmes e molhos condimentados”.  

Para paladares curiosos e exigentes, o Enjoy Cabernet Franc é o rótulo indicado pelo Lucas. Apresenta notas frutadas, onde as vermelhas e negras predominam, alicerçada pela delicada presença de toques lácteos resultantes dos oito meses de maturação em tanques.

Nero Live Celebration Moscatel Rosé
Nero Live Celebration Moscatel Rosé

Quando falamos de sobremesas, geralmente bebidas doces são as mais aceitas, pois comidas adocicadas podem fazer com que a bebida pareça amarga. Por isso, a sugestão é sempre ter uma bebida tão doce quanto o alimento ou mais”.  

Adocicado e aromático, o rótulo Live Celebration Moscatel Rosé é uma ótima opção para acompanhar sobremesas. Com intenso aroma frutado, onde se destacam notas de morangos maduros, maçãs, peras e pêssegos frescos, arrematado por nuances florais. O grande diferencial deste rótulo é a elaboração com as uvas Moscato Bianco e Moscato Hamburgo, esta última uma uva fina tinta pouco conhecida pelos brasileiros, que atribui uma coloração rosada a este Moscatel.  

E, para finalizar, por que não um drink incrível com espumante para celebrar um pós expediente? Aposte no drink Sunrise, é delicioso e muito fácil de fazer: em uma taça, adicione 4 colheres de suco de laranja e 2 colheres de licor de groselha, e então complemente com o espumante Ponto Nero de sua escolha.  

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…