Por que o ‘buraco’ na base da garrafa?

'buraco' na base da garrafa
Concavidade na base da garrafa de vinho é motivo de controvérsia (FOTO: reprodução)

No fundo da garrafa de muitos vinhos há uma concavidade, também comumente referida como “punt”, repuxo ou reentrância, algo notado facilmente pelos amantes da bebida. Mas qual o motivo de haver esse “buraco” na base da garrafa?

O Blog Vinho Tinto não será capaz de dar a resposta definitiva ao estimado leitor, pois ela não é conhecida e não temos a pretensão à verdade absoluta. O assunto é envolto em bastante controvérsia até os dias atuais. 

Mas podemos mencionar o que é encarado como mito ou exagero para a origem dessa “estética” e as teorias mais aceitas para a presença da cavidade. 

O ‘buraco’ na garrafa de vinho indica qualidade?

A ideia de que a qualidade do vinho está diretamente relacionada ao nível de concavidade do fundo da garrafa é mito. Ela se disseminou por uma aparente lógica. Como os vinhos mais celebrados costumam produzir uma borra com o passar do tempo, a reentrância serviria para que os sedimentos ficassem acumulados nessa parte. Essa é uma tese descartada como outras várias. 

Ainda há outra explicação que costuma circular relacionando repuxo e qualidade. Com a concavidade, a garrafa fica mais distinta e alta, dando um aspecto, digamos, mais atraente, ainda que a quantidade seja a mesma, de 750ml. Ou seja, seria uma jogada de marketing. Não dá para descartar que a permanência desse aspecto não tenha relação também com isso, mas o fato é que não nasceu com essa finalidade. 

Facilidades e segurança?

'buraco' na base da garrafa
Nos espumantes, a reentrância ajuda na resistência (FOTO: Divulgação)

Embora a existência da concavidade auxilie no manuseio na hora de servir o vinho, reduzindo a área de contato da mão com a garrafa (algo que ajuda a preservar a temperatura), esse fator não prospera nos meios especializados sobre o porquê de haver esse “buraco” na base. 

Também há quem mencione a necessidade do repuxo para que as garrafas de espumante não estourem no momento em que a rolha é colocada, pois ele reduz a pressão interna. Mas então qual o motivo de haver essa forma em vinhos tintos também? Seria uma estratégia de marketing a partir de uma necessidade? Como dissemos no início, essa ideia não parece proceder. 

O ‘punt’ dos artesãos

'buraco' na base da garrafa
Origem do ‘buraco’ pode estar na fabricação artesanal (FOTO: Reprodução)

As teses mais aceitas estão relacionadas ao início do processo de fabricação, quando as garrafas eram produzidas artesanalmente. Nos primórdios, o artesão precisava soprar uma gota de vidro incandescente em um cano e o girava para que ele tomasse a forma da garrafa. Ao fim, com o vidro ainda mole, apoiava a base em uma ferramenta convexa denominada “punt”. 

A razão para o uso do “punt”, no entanto, é objeto de dúvidas. Pode ter sido com o intento de dar maior resistência à garrafa. Com o repuxo, diminuía-se o impacto do desbalanço no corpo da garrafa, evitando que ela pudesse quebrar facilmente. 

Existe também a hipótese de o artesão ter buscado estabilidade na hora de deixar a garrafa em pé. Isso porque não era possível deixar a base plana totalmente. Então, o repuxo daria conta de dar uma maior firmeza na sustentação. 

Por outro lado, ainda que resistência e estabilidade sejam motivos convincentes, é possível que o uso de uma ferramenta convexa no remate do processo artesanal não tenha sido por finalidade maior. Seria apenas o instrumento conhecido à época para encerrar a “artesania”. 

Enfim, o fato é que não há uma explicação definitiva para o “buraco” na base da garrafa, apenas pistas que remontam à origem artesanal da produção de garrafas. 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…