Sal para equilibrar o vinho. Já ouviu essa?

Uma notícia divulgada há algum pela agência de notícias Bloomberg, voltou à tona esses dias, após ser novamente publicada por alguns jornais do mundo, entre eles O Globo. Trata-se da questão de adicionar sal ao vinho (isso mesmo!!!!) com o intuito de torná-lo mais equilibrado (hein????!!!). Particularmente, acho isso uma grande bobagem e nada científico. Mas, enfim… Se fosse simples, era só adicionar, além do sal, pimentas negras e chocolate ao Merlot para chegarmos perto de um Shiraz, que tal?

Bem, mas conforme relatado pela Bloomberg, Nathan Myhrvold, autor do livro cozinha modernista, e que também já foi ex-diretor de tecnologia da Microsoft, defende a adição de uma pitada de sal à taça de vinho tinto para equilibrá-lo e deixar seus sabores mais suaves.

Nathan Myhrvold, autor do livro cozinha modernista
Nathan Myhrvold, autor do livro cozinha modernista

O escritor e também matemático, geofísico e físico espacial pela UCLA, Myrhvold diz ter feito a descoberta após ter jantado com Gina Gallo, diretora Sênior de Vinificação e Winemaker da conceituada Gallo produtora de vinhos californianos. Ele lembrou que ela desejava que sua taça  de Cabernet Sauvignon ficasse menos doce e menos frutada. Foi quando adicionou uma pitada de sal e descobriu que o gosto geral do vinho tinha melhorado . “Em seguida  todos na mesa estavam fazendo o mesmo”, revelou Myrhvold.

Gina Gallo: Sal é o “melhor remédio para equilibrar o vinho. (Foto: wwsnapasonoma.com)

“Eu começo adicionando apenas uma pitada minúscula para balancear os sabores que é o suficiente para mudar a impressão geral do sabor, já que temos mais de 40 receptores de gosto na língua, além do doce, salgado, amargo, ácido e umami, explica.

Além do sal, ainda tem mais invenção

Sem medo de irritar os esnobes de vinho, em vez de decantar, ele defende colocar vinho tinto em um liquidificador por meio minuto para aerá-lo. Entretanto, Myhrvold limita esta prática aos tintos novos. (Ainda bem, cá pra nós!)

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…