Sommelier Rafael Sá, da Pires de Sá Vinhos, fala sobre vinhos para casamentos

Os espumantes protagonizam grandes harmonizações
Os espumantes protagonizam grandes harmonizações

Assim como o vestido, o bolo e a fotografia, o vinho também deve ser selecionado com carinho no casamento. No entanto, como o buffet da festa é sempre variado, passando por canapés, vários tipos de massas, proteínas, doces e bolo, a escolha dos rótulos pode se tornar um grande desafio. O mais coringa é o espumante, devido a sua capacidade de harmonizar com qualquer tipo de comida.

“Antigamente, os espumantes eram servidos erroneamente, em uma temperatura acima do correto. Por isso, ninguém aguentava harmonizá-los com as comidas. Eles eram utilizados somente para brindar”, explica Rafael. Mas, hoje em dia, a história mudou. Os espumantes protagonizam grandes harmonizações, sendo, portanto, excelentes para um jantar a dois e, principalmente, para um casamento, cheio de convidados de todos os estilos.

Sommelier Rafael de Sá – Foto: MiriamVargas

E, por falar em convidados de diferentes estilos, o espumante deve agradar a todos. Portanto, nada melhor que um equilibrado, nem muito seco nem muito doce. Nada de extra brut ou de moscatel. O ideal é um brut leve. Além disso, está probido gastar pouco nos espumantes. Rótulos muito baratos costumam ser gasosos demais, estufando o esôfago e o estômago, além de não serem maduros o suficiente, terem acidez elevada e, claro, colaborarem para a famigerada ressaca. Por fim, é bom escolher só branco ou só rosé, para não confundir os garçons e não correr o risco de acabar um e só sobrar outro. Para as fotos, os rosés são mais vistosos.

O Champagne ainda é usado, geralmente na hora do brinde para os noivos. Como é mais caro, exige uma ocasião mais especial, que, no geral, é no momento do brinde em frente ao bolo. O casal também pode optar por fazer o brinde com um espumante que fez parte da história deles.

Se for servir um vinho tinto, uma boa opção é um Primitivo da região da Puglia, na Itália
Se for servir um vinho tinto, uma boa opção é um Primitivo da região da Puglia, na Itália

Mas, para quem não abre mão do tinto, é importante lembrar que a saída dele é menor. Enquanto, no geral,  cada garrafa de espumante serve quatro pessoas, a de vinho tinto, doze. “Não é bom pegar nem suave demais, nem seco demais”, diz Rafael. Para tentar harmonizar com a infinidade de opções no Buffet, o ideal é pegar um vinho feito de uma uva “meio termo”, como o Pinot Noir, o Carmenère ou o Tempranillo. Segundo Rafael, não há restrições quanto a países, mas o mais gastronômico seria a Itália. Sendo assim, vale investir em um Primitivo jovem, da região da Puglia, que é menos encorpado que os mais velhos. A uva primitivo tem muita doçura no paladar.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…

Charles Pelletier Grand Réserve Brut

O Charles Pelletier Grand Réserve Brut é um espumante Blanc de Blancs de safra única,…