Vinho mais caro do mundo é húngaro

vinho mais caro do mundo
Unidade do Royal Tokaji Essencia 2008 (FOTO: Divulgação)

Você já ouviu falar no “vinho mais caro do mundo”? Assim, com essa definição, é anunciado o Royal Tokaji Essencia 2008, produzido na região húngara de Mád, localizada a 240km da capital do país, Budapeste. Com restritas 20 unidades, ele vem sendo comercializado pelo vultoso valor de US$ 40 mil (em torno de R$ 166 mil pelo câmbio atual).

A vinícola Royal Tokaji começou a fabricá-lo no ano constante em seu nome (2008) e vendeu até o momento 11 exemplares do pequeno lote. A bebida, que qualifica-se, por sua doçura, como vinho de sobremesa, tem prazo de validade até o distante ano de 2030. Portanto, pode ser degustada daqui a muitas gerações!  

Por que é o vinho mais caro do mundo?

Mas, afinal, o que faz o vinho ter um valor que, a princípio, parece exorbitante? De acordo com a Royal Tokaji, a uva da qual ele deriva e o processo de fabricação específicos são os responsáveis pelo preço pouco convidativo. Além do mais, cada magnum do Royal Tokaji Essencial – garrafa de 1,5 litro, o dobro da tradicional – resulta da utilização de mais de 180 quilos de uvas, com os grãos todos colhidos à mão.

Ainda segundo as explicações da vinícola do país do leste europeu, as uvas da região de Mád são mais adocicadas. Para gerar o Royal Tokaji Essencia 2008, utiliza-se uma “técnica” batizada de “Podridão Nobre”. Assim, ainda nas videiras as uvas secam e ganhamo um aspecto enrugado que eleva o sabor ao momento da colheita. 

Entenda a “Podridão Nobre”

vinho mais caro do mundo
Na “Prodidão Nobre”, fungo desidrata uvas e não as fere (FOTO: Reprodução)

Na “Podridão Nobre”, expressão que causa estranheza por soar paradoxal, as uvas são atacadas pelo fungo Botrytis Cinerea sem que ele consiga feri-las. ( É justamente o contrário do que acontece na “Podridão Cinzenta” que acarreta a formação de um mofo sobre a casca e altera a composição química da fruta, causando dano enorme para os vinhedos afetados.)

Em contrapartida, na “Podridão Nobre” o fungo age em condições climáticas particulares. A umidade, principal fonte de desenvolvimento da Botrytis Cinerea, cede espaço a sol e clima seco no período da tarde. Por isso, as uvas ficam com a casca permeável, perdem água (desidratação) e concentram açúcares. Ou seja, fornecem muito mais aromas e sabores.  

A partir daí, consegue-se fazer ótimos vinhos de sobremesa. Além do Royal Tokaji Essencia 2008, temos os exemplos do húngaro Tokaji Aszú e dos franceses Monbazilac e Sauternes, ambos de Bourdeaux

Clique aqui para ver dicas práticas de como trazer vinhos se for à Húngria ou outro país estrangeiro

O que são Puttonyos?

vinho mais caro do mundo
Puttonyos levam uvas de “Podridão Nobre” até vinícolas (FOTO: Reprodução)

Uma outra curiosidade sobre vinhos oriundos da técnica da “Podridão Nobre” é o uso de pequenas cestas chamadas Puttonyos. Cada uma delas comporta 25 quilos de uvas e serve para transportá-las da colheita até as vinícolas.

Neste caso, os vinhos botritizados a partir dos Puttonyos são adicionados a um outro vinho branco seco armazenado em barricas com capacidade para 137 litros. A identificação do açúcar presente no vinho que se faz por essa mistura dá-se pela quantidade de Puttonyos: 1(25kg), 2 (50Kg), 3 (75Kg), 4 (100Kg), 5 (125Kg) ou 6 (150Kg) Puttonyos.

É esse o vinho húngaro que recebe o nome Tokaji. Porém, quando ele aparece identificado com a palavra “essência” no rótulo, como é o caso do Royal Tokaji Essencia 2008, temos o uso exclusivo de uvas botritizadas.

Ficou curioso sobre outras técnicas de produção de vinhos? Veja aqui como funciona a dupla poda

Você gosta de vinhos de sobremesa? Então não deixe de ler esse post sobre os vinhos doces da França.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…