Rota dos Vinhos do Distrito Federal pode virar realidade

O Distrito Federal deverá se transformar em “um dos maiores produtores de vinhos do País”. Pelo menos foi o que afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB) no dia 25 de junho durante visita à região do Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF), localizado no Paranoá. Para que isso realmente aconteça, o governo local pretende criar uma Rota dos vinhos do Distrito Federal e fortalecer a produção local utilizando recursos do Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP). Em parceria com produtores locais e 22 entidades, a Secretaria de Turismo (Setur) reúne um grupo de trabalho que se debruça sobre o tema desde maio passado.

Brasília também integrará a Rota dos vinhos do Brasil

Segundo a Setur o roteiro para tornar Brasília a capital do Enoturismo já está, inclusive, sendo estruturado. A ideia é incentivar não somente a agricultura familiar, mas gerar emprego e renda na região, além de formar e qualificar pessoas para trabalharem no ramo.

Empório Casa da Uva em Planaltina – um dos 40 produtores do DF que trabalham com uva

Atualmente, cerca de 40 produtores trabalham com uva no DF, abrangendo mais de 60 hectares e gerando mais de 1,5mil toneladas por ano de várias espécies produzidas na região. Grande parte disso é destinado ao consumo de mesa.

Vinhos Finos

Vinícola Brasília (Divulgação)
Vinícola Brasília (Divulgação)

Até pouco tempo pensar em plantar uvas para produzir vinhos finos era algo impossível por aqui. Um grupo de agricultores do PAD-DF vem mudando essa realidade se especializando no plantio de uvas finas para vinificação. Dessa forma, surgiu a Vinícola Brasília, formada por 10 famílias, que investiram em estrutura e equipamentos para a finalidade. As uvas finas já estão plantadas e a ideia é que haja vinhos de qualidade produzidos no Distrito Federal em breve.

Feira da Uva e do Vinho

Outra novidade é que em breve Brasília realizará a sua primeira Feira da Uva e do Vinho. O evento está sendo organizado pela mesma empresa responsável pela Feira do Morango, que acontece todos os anos em Brazlândia-DF. A Feira será realizada no final de julho e no início de agosto no Parque de Exposições de Planaltina-DF. Emater, Associação Brasileira de Sommeliers do DF, Secretaria de Turismo do DF, Adminstração de Planaltina e Secretaria de Agricultura do DF são alguns dos apoiadores já confirmados. Em breve, mas notícias aqui no Blog Vinho Tinto.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…