Novidades na Carta de Vinhos da Don Romano

Novos vinhos Don Romano

No dia 29 de março, a Cantina e Pizzaria Don Romano, que fica na QI 11 do Lago Sul, realizou um jantar harmonizado, em parceria com a importadora Porto a Porto, para apresentar cinco novos vinhos que estão sendo servidos na casa. O Blog Vinho Tinto foi convidado para conferir as novidades.

A Don Romano é uma cantina italiana que possui mais de 30 anos de história em Brasília, sendo que há 18 anos se encontra no Lago Sul. Tem uma pegada tradicional com pratos típicos e pizzas com ingredientes bem selecionados.

Agora vamos falar sobre os vinhos. Todos eles harmonizaram muito bem com a sequência escolhida pelo Gilvan Oliveira, sommelier da casa.

Jantar Harmonizado

Foram servidos de entradas queijos e focaccias que harmonizaram bem com o alentejano Monsaraz (elaborado com as castas Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet) e com o italiano Corbelli Nero D´Avola, 2017. Vou falar um pouquinho mais deste último porque é um vinho muito fácil de beber e ótimo para o dia a dia.

Corbelli Nero D´Avola 2017

Originário da Sicília, apresentou aromas de chocolate, baunilha frutas negras maduras, como ameixa e cerejas negras, e um certo dulçor no fim de boca. Os taninos eram bem macios e acidez média menos. É um vinho que agrada com facilidade quem procura algo despretensioso e com bom custo benefício. Preço: R$ 79,00

O primeiro prato servido foi o Ravioli recheado com patê de tomate seco e mozzarella de búfala com molho ao sugo e o vinho escolhido para a harmonização foi o Lucarelli Rosso, 2017.

Luccarelli Rosso 2017

Produto da Puglia (salto da bota na Itália) e feito com as castas Aglianico, Malvasia Nera e Sangiovese, apresentou boa estrutura . Os aromas eram frescos, com frutas negras como ameixa e amoras, ervas frescas. É um vinho mais fresco e com corpo médio, que a harmonizou com o molho ao sugo. Os taninos são médios e final também é médio. Um bom vinho pelo preço cobrado no restaurante: R$ 95,00

O próximo prato foi um Risotto Trifolati, com mix de cogumelos, parmesão e manteiga que foi servido com o português Tons de Duorum, 2016.

Tons de Duorum 2016

Elaborado com Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional e originário do Douro. Vinho simples e de boa qualidade que pode ser considerado um best buy principalmente para quem está procurando algo para eventos e não quer correr o risco de errar. Aromas de frutas vermelhas e negras com acidez média e taninos macios. Final curto mas agradável. Preço: 92,00

O último prato servido foi o Paillard de Filé com Fettuccine aos 4 queijos, e foi servido com um vinho que eu adoro! Marqués de Tomares Crianza, 2015.

Marqués de Tomares Crianza 2015

Simplesmente adoro esse vinho! Trata-se de um espanhol da região de Rioja feito com as castas Tempranillo e Graciano! Envelhece por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e permanece pelo mesmo período em garrafa antes de ser comercializado. Apresenta boa estrutura e bom equilíbrio! Tem boa complexidade aromática com frutas vermelhas e negras como cerejas, amoras além de apresentar um leve floral e especiarias doces. A acidez é media e os taninos são macios. Final persistente e muito agradável! Vale a pena! Preço: 120,00

Wesley Moreira (proprietário da Don Romano), Gilvan Oliveira (Sommelier Don Romano), Bianca (Blog Vinho Tinto), Fred Benjamin (Sommelier Porto a Porto) e Bárbara Soares (Papo de Sommelière)

Por fim, o Wesley Moreira, proprietário da Don Romano ainda fez questão de servir uma pizza doce maravilhosa para fechar o jantar com chave de ouro. Foi uma noite excelente, com uma boa comida, companhia divertida e ótimos vinhos!

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…