Voltada para vinhos naturais, Revista Vinum Brasilis tem sétima edição lançada

Etiene Carvalho (Blog Vinho Tinto) e Eugênio Oliveira (Diretor de Conteúdo da Revista Vinum Brasilis
Etiene Carvalho (Blog Vinho Tinto) e Eugênio Oliveira (Diretor de Conteúdo da Revista Vinum Brasilis

A edição número VII da Revista Vinum Brasilis mereceu uma comemoração especial no último dia 27 de abril. A publicação anual, organizada por Eugênio Oliveira, Petrus Elesbão e Antônio Coêlho, ganhou nova capa e deu destaque para vinhos do Douro de baixa extração e alto frescor (Sim, eles existem!!! E se você quiser saber mais sobre o assunto, basta adquirir um exemplar da revista pelo instagram @eugeniodcv)

Além de ser uma revista 100% brasiliense, essa publicação impressa e anual é a única do País voltada à divulgação de vinhos naturais , com textos produzidos por seus editores e colaboradores convidados. “Somos a primeira e única publicação do Brasil exclusivamente sobre vinhos naturais. Um estilo de vinho que se tornou tendência nos últimos anos, mas que já faz parte do nosso cotidiano desde 2006, explica Eugênio. “Uma revista recheada de excelente material com o inegociável compromisso da autonomia de opinião”, concluiu.

Fui convidada para participar como colaboradora desta sétima edição e abordei em meu texto o uso do termo “mineralidade” – palavra polêmica e controversa do mundo do vinho.

“A relação do vinho e do carvalho”, “A antiga e a moderna forma de se produzir vinhos laranja”, “Os cuidados para se montar uma adega” são alguns dos temas apresentados por outros especialistas convidados e que também podem ser conferidos nesta edição da revista.

Destaques

Como acontece todos os anos, o diretor de conteúdo Eugênio Oliveira, apresenta uma série de vinhos que não são encontrados facilmente (nem nos próprios países de origem) e conta muito sobre seus produtores. Nesta edição, o destaque vai para o trabalho de Julien Guillot, o pioneiro do vinho natural na Borgonha, e também para Juilen Guillon, quase homônimo do produtor francês, mas que vem se destacando mundialmente por desafiar os terrenos íngremes e de difícil acesso da Suíça para produzir “naturebas” de qualidade.

Descrições simples e objetivas de vinhos naturais selecionados
Descrições simples e objetivas de vinhos naturais selecionados

Na mesma linha de apresentar vinhos pouco conhecidos, alguns naturais foram selecionados e especificados com descrições concisas e objetivas na coluna “Today is thirsty day – Descrições agéis e lúdicas de vinhos indisciplinados”. Foram destacados 12 vinhos que transitam entre Jura, Champagne, Borgonha e Languedoc. Dicas excelentes para o apreciadores deste tipo de vinho.

Sobre o Evento de Comemoração da Revista

Mais de 15 vinhos foram degustados durante o evento de comemoração à VII Edição da Vinum Brasilis
Mais de 15 vinhos foram degustados durante o evento de comemoração à VII Edição da Vinum Brasilis

O evento contou com cerca de 20 convidados (grande parte colaboradores ou apoiadores da revista) e foi realizado no mais badalado winebar de Brasília: o IVV Swine Bar, na 314 Norte (Brasília-DF). Na ocasião, foram servidos 15 vinhos nacionais acompanhados do menu degustação da casa, que – como sempre – estava excepcional!!!!!

Um dos pratos do Menu Degustação IVV Swine Bar - simplesmente perfeito
Um dos pratos do Menu Degustação IVV Swine Bar – simplesmente perfeito

Novidade Boa

A mesma equipe responsável pela Vinum Brasilis é a que está por trás do evento de vinho de mesmo nome e que é realizado em brasília há mais de 15 anos. Ao contrário da revista que é mais plural e abrange vinhos e vinhedos de todo o globo, a feira é exclusiva de vinhos do Brasil (tanto naturais como tradicionais) e também se destaca por ser a única do País voltada para os nacionais.

Por conta da pandemia, tanto a feira como a revista sofreram problemas em relação a seus cronogramas. Mas já posso adiantar em primeira mão que a oitava edição da revista está sendo produzida e será lançada antes de agosto deste ano. Já a Feira, que excepcionalmente foi realizada no mês de dezembro em 2021, este ano voltará a acontecer em agosto como nas outras edições. No caso, a Vinum Brasilis 2022 acontece mais precisamente nos próximos dias 26 e 27 de agosto, no Salão de eventos da Assefe – No Setor de Clubes Sul. Informação privilegiada, hein? Então, aproveitem e Save the Date! 🙂

Só pra lembrar!

Para adquirir a revista Vinum Brasilis – Sétima Edição – entre em contato pelo instagram @eugeniodcv

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…