120 anos da Morte de Dona Ferreirinha: a mulher que marcou o Douro

Hoje, dia 26 de março, faz 120 anos da morte de uma mulher forte, de espírito empreendedor e que amava o que fazia. Por trás da região do Douro e dos vinhos do Porto, ícones da identidade portuguesa, está Antónia Adelaide Ferreira – a famosa Dona Antónia. Ferreirinha, como era chamada carinhosamente, herdou os negócios da família em 1844, aos 33 anos de idade. Mulher de fibra, não se limitou a gerir a herança e fez uso de sua energia e personalidade para expandir os negócios, sempre mantendo o seu carisma natural e a preocupação com o bem-estar dos seus funcionários.

Sra. Dona Antónia Adelaide Ferreira
Dona Ferreirinha: Não há como falar da história da evolução da do Douro sem mencionar o nome da mulher que revolucionou sua época e ajudou a construir uma marca que é referência mundial no mundo dos vinhos

Mostrou-se guerreira num cenário onde o machismo era predominante. Dona Antónia construiu uma das mais colossais fortunas do seu tempo. Fez frente aos ingleses que dominavam o vinho do Porto, recusou títulos, enfrentou pragas naturais devastadoras, construiu e melhorou dezenas de quintas. Foi durante anos a maior exportadora do vinho do Porto e sua reputação ficou tanto pelo seu caráter de empresária, como também a de protetora dos mais necessitados, sendo responsável pela construção do Hospital da Régua, sua região natal, e por outras importantes obras sociais.

Vinhos Reconhecidos no Mundo

unnamed
Ferreira Dona Antónia Reserva DOC – vinho criado em homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, a Dona Ferreirinha

Liderada hoje pelo grupo português Sogrape, a Ferreira Porto acumula importantes prêmios em sua história. Seus vinhos são mundialmente conhecidos e reconhecidos como os melhores de Portugal. Recentemente, na The World Luxury Award, competição internacional organizada em Monte Carlo, em Mônaco, Ferreira Porto ganhou o prêmio de luxo na categoria de Vinhos & Comida, em leilão que aconteceu em maio de 2015, na Torre de Londres. No evento foram avaliados projetos de luxo de 28 países e o júri do The World Luxury Award elegeu pela primeira vez o packaging desenvolvido em Portugal para a marca portuguesa como a “Melhor do Ano”, ao lado de referências mundiais, como Hermès, Cartier, Gucci, Lamborghini e Emirates.

A edição exclusiva ganhadora do prêmio foi totalmente produzida a mão por artesãos numa luxuosa caixa de madeira com prata e pele natural recheado de safras vintages de 200 anos de história da marca de vinho do Porto (1947, 1952,1985,1994 e 1997).

Inovini

Fundada em 2009, a INOVINI, divisão de vinhos da tradicional importadora Aurora, se dedica exclusivamente ao mercado de vinhos finos, com o objetivo de trazer ao mercado brasileiro vinhos de qualidade e prestigio internacional. É ela quem traz os vinhos da Ferreira Porto para o Brasil. A exclusividade na importação de rótulos de vinícolas reconhecidas mundialmente, por sua qualidade e pioneirismo, visa agradar os mais variados paladares. A distribuição dos vinhos da importadora está fundamentada na forte parceria com os principais restaurantes, delicatessens e lojas especializadas em todo o país. Todos os esforços são pautados pelo intuito de propiciar às pessoas experiências enogastronômicas surpreendentes e agradáveis.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…