.
Dia da Malbec
Malbec Day

17 de abril é o dia de comemorar a uva  Malbec. A data foi escolhida por recordar  a plantação em Mendoza (Argentina) das primeiras mudas dessa cepa trazida de Cahors (França) pelo engenheiro agrônomo francês Michel Aime Pouget em 1853.

Malbec Day

Esse dia é também conhecido no mundo todo como “Malbec Day” e é comemorado todos os anos, desde 2010, por iniciativa da Wines of Argentina – órgão responsável pela divulgação dos vinhos do país. Nessa data, em diversas partes do planeta, eventos culturais e gastronômicos celebram  a uva francesa que tornou-se símbolo da Argentina, onde é extensamente plantada e extremamente bem-sucedida.

Sobre a uva

Malbec é uma uva tinta de taninos marcantes que harmoniza extremamente bem com o famoso churrasco argentino. Tem casca grossa e quando cultivada em clima quente e seco, produz um vinho de cor violeta escuro, quase negro, com notas de frutas vermelhas como ameixa e amora. Em geral, os vinhos feitos a partir de uvas Malbec de locais com menor altitude têm mais corpo e mais fruta negra e os procedentes de vinhas mais altas normalmente são mais elegantes, com aromas mais frescos e florais.

Quando o vinho é envelhecido, apresenta notas de frutas secas, figo e trufas. Frequentemente, seu vinho é vendido como varietal, mas pode ser útil em mesclas com Cabernet Sauvignon e Shiraz.

E Já que hoje é o Malbec Day que tal um brinde com um  bom Malbec de Mendoza acompanhado por um delicioso churrasco? Fica a dica!

Leia também: Conhecendo as uvas: Malbec

Close