17 jovens concluem o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo promovido pela Vinícola Aurora

Alunos do projeto. Crédito C''esar Silvestro
Alunos do projeto Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Crédito César Silvestro

Dezessete jovens se formaram na segunda turma do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado pela Vinícola Aurora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS). O projeto capacita jovens de 14 a 24 anos incompletos desde 2017. São associados e filhos de associados da Aurora que estudam e são capacitados para permanecer na viticultura, incentivando o cooperativismo e a boa gestão das propriedades.

A cerimônia de colação ocorreu na última quarta-feira (24), na unidade da cooperativa em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Além dos formandos e seus familiares, participaram do ato o presidente e o secretário do Conselho Deliberativo da Cooperativa Vinícola Aurora, os viticultores Renê Tonello e Tiago Fronza Frare, colaboradores e o presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais do Brasil (Cooplib), Ernesto Krug.

O Aprendiz Cooperativo do Campo tem como objetivos principais estimular a permanência dos jovens nas atividades do campo, na profissionalização das pequenas e médias propriedades rurais, proporcionar à Aurora o aumento do quadro social e promover a sucessão familiar profissionalizada. Atualmente, a Vinícola Aurora conta com a dedicação de 1,1 mil famílias associadas, em 11 municípios da Serra Gaúcha, sendo a maior cooperativa vinícola do país.

Natália Cristina Sganzerla, 18 anos, de Pinto Bandeira, foi uma das formandas do grupo e vibrou com a conquista. A turma finalizou a qualificação ainda em dezembro de 2020, porém, em função da pandemia, a festividade foi postergada para este ano. 

“O programa foi uma experiência única em nossas vidas. Construímos tantos laços, os quais vamos levar para vida, assim como o aprendizado”, resume.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

A terceira turma do programa já está em execução, com previsão de conclusão no primeiro semestre do ano que vem. Interessados em se inscrever no Aprendiz Cooperativo do Campo podem entrar em contato com o departamento Social da Vinícola Aurora, pelos telefones (54) 3455.2027 ou 9.8142.3004. As vagas são limitadas. O início das aulas da quarta turma está agendado para maio de 2022.

Leia também: ABSRS promove concurso de sommelier

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…