5 livros para Amante de Vinho e da Literatura

Você é amante de vinho e da literatura? Então, provavelmente, já conhece alguns dos livros listados abaixo. Se já leu todos, ótimo! Se não leu, aproveite a quarentena para ler pelo menos um deles. O Blog Vinho Tinto selecionou cinco bem interessantes e colocou um pequeno resumo na frente de cada um deles. Uma boa ideia, inclusive, é comprar esses livros na estante virtual, que é um sebo de livros na internet com preços bem simbólicos.

Robert Parker - O Imperador do Vinho

Robert Parker – O Imperador do Vinho

Ellin McCoy, Campus Elsevier, 408 páginas 
Robert Parker, atualmente aposentado, é considerado um dos críticos de vinhos mais influentes do planeta. O livro conta sua trajetória desde quando era advogado em Baltimore e fala do momento em que se apaixonou pelo vinho, depois de uma viagem para a França. Cansado de não ter boas referências para compras, decidiu revolucionar a forma como os rótulos eram avaliados – tornando tudo o mais objetivo possível. Além de explicar como ele foi capaz de influenciar o gosto dos vinhos, a obra apresenta curiosidades pouco conhecidas sobre sua trajetória.

Vinho e Guerra

Vinho e Guerra

Editora Zarzar. 254 páginas.

Neste livro, Don e Petie Kladstrup, casal de jornalistas americanos, trazem uma narrativa da saga de tradicionais famílias de vinicultores franceses que impediram os nazistas de roubar um de seus símbolos mais genuínos – o vinho. Usando das incríveis artimanhas como a construção de paredes com teias de aranha para esconder safras preciosas, sabotagem de trens que transportavam vinho para a Alemanha, os produtores de vinho formaram uma espécie de Resistência paralela a fim de proteger a economia da França e preservar um de seus prazeres mais inebriantes e diletos.

O Julgamento de Paris

O Julgamento de Paris

Editora Campus – 380 páginas

História da mítica degustação de Paris ocorrida em 1976, contada pelo único jornalista presente no evento. Nela, um grupo de experts franceses comparou alguns dos mais famosos vinhos franceses, numa degustação cega, com uma nova geração de vinhos californianos. Eles não sabiam que aquele resultado, uma “vitória” dos vinhos da Califórnia, transformaria completamente o mercado de vinho, dando início a uma idade de ouro para a vinicultura, que estende o mundo do vinho para além dos sacramentados limites da França.


A viúva Clicquot

A Viúva Clicquot

Editora Rocco, 304 páginas

A história da fundadora de uma das casas de champanhe mais famosas do mundo é contada em A Viúva Clicquot. Graças a um extenso trabalho de pesquisa, a autora Tilar J. Mazzeo nos mostra que, nos séculos XVIII e XIX, Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin foi uma das primeiras mulheres a liderar um império comercial internacional, sob a marca Veuve Clicquot. Sem medo de arriscar a própria independência financeira, ela fez do produto que vendia um sinônimo de luxo e tornou-se uma lenda na França.

Champagne

Champagne – Como os mais sofisticados dos vinhos venceu a guerra em tempos difíceis

Editora Zarzar. 254 páginas.

Em uma narrativa emocionante, Don e Petie Kladstrup – autores do best-seller internacional Vinho & Guerra – envolvem o leitor na surpreendente saga do champanhe, o vinho mais sofisticado do mundo. Associado ao glamour, à amizade e a grandes celebrações, ele oculta uma história de sofrimento e coragem. Desde a violenta invasão de Átila, rei dos hunos, à barbárie da Segunda Guerra Mundial, os autores revivem a trajetória do champanhe e da região onde ele é produzido.

#Fiqueemcasa – 20 filmes/documentários para os amantes do vinho

#Fiqueemcasa – 10 drinks com vinho para você fazer

Confira 10 lojas em Brasília que entregam vinhos em casa

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…