Saiba como foi a inauguração do Così em Brasília

Os sócios Marco Espinoza, Leonardo Recalde e Renato Carioni - crédito DUO Fotografia
Os sócios Marco Espinoza, Leonardo Recalde e Renato Carioni
Crédito: DUO Fotografia

Così, premiado restaurante de São Paulo, será inaugurado em Brasília no dia 22 de julho no Brasília Shopping. O restaurante de comida italiana moderna chega a capital do país sem a proposta de ser uma filial, e sim como um endereço com identidade própria criada especialmente para Brasília, mas sem deixar de lado a essência que consagrou a marca: pratos autorais, ingredientes frescos e massas artesanais produzidas pela casa.

Ontem fui conferir a inauguração do espaço e fiquei impressionada com a qualidade de comida e fiquei empolgada com a proposta da carta de vinhos, que vai trabalhar com rótulos da Mistral e outros vinhos que serão exclusivos! Já deu pra perceber a qualidade dos produtos pois tanto o vinho tinto, quanto o branco que foram servidos estavam excelentes!

Bracalle 2015 com Tortelli di Ossobuco
Bracalle 2015 com Tortelli di Ossobuco ao molho trufado

O tinto servido foi o Braccalle 2015 de Jacoppo Biondi Santi, que harmonizou perfeitamente com o Tortelli di Ossobuco ao molho trufado e o branco foi o Pinot Grigio Delle Venezie 2016 da Cantina Bonacchi que ficou ótimo com Polvo Grelhado com risoto ao nero di sepia e emulsão de alcaparras!

Além disso, confirmei que o Ovo Mollet merece toda a fama! Simplesmente incrível! Sem falar no Croquete de pato acompanhado de maionesa trufada que estava divino! Cremoso e saboroso!

Ovo Mollet do Così Restaurante
Ovo Mollet Foto: Tadeu Brunelli

Por fim, fiquei encantada com o Tiramisù servido! Delicioso e delicado! E terminei a noite com um Limoncello para não perder a tradição!

Sobre o Così

À frente do empreendimento brasiliense estão os sócios Marco Espinoza, do também consagrado Taypá, o empresário Leonardo Recalde e o responsável pelo menu, o chef Renato Carioni, com passagens por endereços renomados e premiados como Ritz (Londres), Enoteca Pinchiorri (Florença), Château Chèvre d’Or (Eze Village) e Cantaloup (São Paulo).

“Estamos muito felizes com o convite do Brasília Shopping e em trazer a nossa casa para a capital do país”, comemora Recalde. Em São Paulo, o Così compila premiações importantes, incluindo Melhor Restaurante Novo pela Folha de S.Paulo, Melhor Italiano em votação popular da VEJA Comer & Beber e ainda o título de Melhor Almoço Executivo da revista Época.

A carta do Così brasiliense, que funcionará de segunda a segunda, sempre com opções variadas, apresenta muitas novidades para quem já conhece o menu da casa paulistana, mas sem deixar de lado os clássicos que fazem o sucesso da marca. Dentre eles está o Ovo mollet, aqui servido com vichyssoise, e o Ossobuco ladeado por risoto de espinafre com limão e gremolata tradicional.

O chef Renato Carioni apresenta pratos que mesclam a cozinha italiana com a contemporânea. São exemplos nas entradas o Crostini de brioche com caviar e gema caipira curada ou Slider de steak tartare. No rol dos principais, Polvo grelhado com risoto al nero di seppia e emulsão de alcaparras. Sobre risotos, eles ocupam espaço exclusivo no cardápio. Destaca-se o de Camarão com creme de zucchini e alho confitado. Entre as massas, todas feitas na casa, assim como os pães servidos, uma das pedidas é o Gnocchetti sardi al mare. Ou o Ravioli de pato com molho de laranja e pinoles tostados. O Tiramisù, sobremesa típica italiana, ganha versão própria.

As opções à la carte estão disponíveis no almoço e no jantar, assim como o menu degustação da casa com pratos exclusivos, composto de seis etapas. Outra sugestão é o Almoço Executivo. Cada dia da semana (exceto feriados) terá a sua trinca de sabores: entrada, prato principal e sobremesaOs vegetarianos serão contemplados com um prato fixo.

Sobre o chef Renato Carioni

Com sede de conquistar o mundo, teve sua primeira experiência profissional em 1997, como primeiro commis garde manger no Le Meridien Piccadilly, em Londres, Inglaterra. No ano seguinte foi Demi-chef de partie Saucier no The Ritz Hotel na mesma cidade, e em 1999 seguiu para Cannes, onde atuou como Chef de partie Entremetier e Poissonier no Restaurante Villa de Lys, duas estrelas no Guia Michelin.

Em 2001, embarcou para Firenze na Itália para ser Chef de partie Garde Manger no Restaurante Enoteca Pinchiorri, três estrelas no guia Michelin. Entre 2003 e 2005 voltou para a França como Chef adjunto de cozinha no Château de La Chèvre d’Or, duas estrelas no Guia Michelin. Convidado pelo restaurante Cantaloup, regressou ao Brasil em fevereiro de 2006, e assumiu o posto de Chef de Cozinha por dois anos e meio na prestigiada casa. Decidido a montar seu próprio negócio, entrou em sociedade com o empresário Leonardo Recalde e inaugurou em março de 2009 o restaurante italiano contemporâneo Così, no bairro de Santa Cecília, vencedor em 2013 como Melhor italiano pelo voto do leitor da Veja São Paulo e pelo portal de viagem Trip Advisor e detentor do Prêmio Ospitalità Italiana, certificado de qualidade de restaurantes italianos no Brasil concedido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. Tem um canal gastronômico no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCqZ7Lm-iqJhrt92MfVNIq6g).

Serviço

Così   – Brasília

Brasília Shopping, 2º piso (Setor Comercial Norte, Quadra 5).  100 lugares

Funcionamento: De segunda a quinta, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h / sexta das 11h30 às 15h e das 18h30 à 0h / sábado das 11h30 às 16h e das 18h30 à 0h e domingo das 11h30 às 16h e das 18h30 às 22h30.

Fone: 61 3553-9942

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…