A Indústria de Vinho Nacional irá Crescer!

O Vinho Nacional
O crescimento será de 10%, contráriando todo o cenário econômico nacional.

Como reflexo da crise, o brasileiro está valorizando mais os vinhos produzidos nacionalmente, pois com a grande alta no dólar e produtos importados, os nacionais parecem mais competitivos aos olhos do consumidor! Mas será que o preço é o único fator para esse aumento? Claro que não! A qualidade e a confiança do consumidor nos vinhos produzidos no país  também cresceram.

Crescimento em Números:

A venda de vinhos, sucos de uva, espumantes no último trimestre de 2015 deve registrar um aumento de até 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instito Brasileiro do Vinho – Ibravin.

Para os espumantes e o sucos de uva, especificamente, a perspectiva é de um aumento ainda maior, de cerca de 15%. A projeção é de dirigentes do setor e está baseada nos números registrados até setembro deste ano, crescimento de 7,2%, em geral, de 20,4% nos espumantes e de 7,5% nos vinhos finos.

Tradicionalmente, os últimos três meses concentram os maiores volumes de venda de vinhos e espumantes, vendidos como brindes de Natal, Réveillon e outros eventos.    

Vinho Nacional - Tendência de Crescimento
Vinho Nacional – Tendência de Crescimento

Exposição na Mídia Nacional

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, está otimista com relação aos resultados de vendas no final de ano. O sentimento é justificado, segundo ele, devido à exposição dos produtos brasileiros na mídia nacional, à alta do dólar e à tendência de antecipação de compras pelos lojistas já verificada pelos departamentos comerciais das vinícolas.

Bertolini também destacou a nova etapa da novela da Rede Globo, Além do Tempo, em que os protagonistas terão grande ligação com o vinho, sendo esse mais um ponto que contribui para o aumento nas vendas do vinho nacional.

O presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho/RS), Oscar Ló,diz que as vendas de suco de uva tendem a superar a marca de 100 milhões de litros neste ano. Ele também cita a continuidade dos bons resultados com os espumantes e do crescimento dos vinhos tranquilos.

“O mercado já está se preparando para as compras de final de ano e está bastante otimista. A maioria das nossas cooperativas associadas já vendeu mais do que em anos anteriores“, informa.

Novela "Além do Tempo" destaca a produção de vinhos nacionais no Sul do país
Novela “Além do Tempo” destaca a produção de vinhos nacionais no Sul do país

Os melhores Vinho Nacionais

Durante a maior feira de vinhos nacionais realizadas em Brasília em agosto deste ano – a VIII Vinum Brasilis, um júri, do qual eu participei, elegeu às cegas (sem ver os rótulo das bebidas) 11 vinhos tops.  Confira abaixo, os vinhos selecionados e descubra outros vinhos destaque no  evento clicando aqui.

Vinhos Top eleitos por júri especializado durante a maior feira de vinhos nacionais do Brasil
Vinhos Top eleitos por júri especializado durante a maior feira de vinhos nacionais do Brasil

Os melhores espumantes nacionais

Recentemente, um concurso da Associação Brasileira de Enologia também divulgou a lista com os 80 melhores espumantes nacionais, eleitos com o auxílio de especialistas. Divulgamos aqui no blog. Relembre – Lista dos 80 melhores espumantes nacionais

Faça diferente!

Comece agora a experimentar os melhores vinhos que a indústria nacional tem a oferecer. Que tal dessa vez abrir as festividades de fim de ano com ótimos brancos e rosés nacionais, harmonizar a ceia com deliciosos tintos brasileiros e comemorar a virada com um bom espumante “made in Brazil”? Tenho certeza que você não irá se arrepender. Felizmente, já temos excelentes opções no mercado!

Conte pra nós quais são os seus vinhos nacionais preferidos nos comentários abaixo!

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Degustação Inédita de Vinhos da Índia em Brasília

A enologia sempre surpreende. não há dúvidas! Essa semana, por exemplo, tive o prazer de…

Chega ao mercado o primeiro vinho tinto da Safra 2024

A Safra 2024 está pronta para ser degustada, trazendo consigo o Miolo Wild Gamay, o…

Caça ao tesouro é atração de Páscoa na Costelaria Gaúcha

O Coelho da Páscoa chega para fazer a alegria da garotada com uma caça ao…

Conheça sabores autênticos e experiências culinárias no World of Wine (WOW)

Localizada às margens do majestoso Rio Douro, Vila Nova de Gaia, na região da deslumbrante…