Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-DF) é instalada na capital

Diretoria da ABS-DF eleita em assembleia no dia 11/09
Diretoria da ABS-DF eleita em assembleia no dia 11/09

O Distrito Federal acaba de ganhar a Associação Brasileira de Sommeliers – ABS-DF. A eleição da diretoria responsável pela nova entidade aconteceu dia 11/09, ocasião em que foi aprovado o estatuto social da organização, que nasce com a chancela da ABS-Brasil. O registro oficial foi feito ontem (23/09) em cartório da cidade.

Eleição dos diretores da ABS-DF

12 membros compõem a diretoria da entidade, entre diretores e conselheiros fiscais. À frente da equipe está o sommelier Sérgio Pires, eleito presidente, e Cláudia Oliveira, vice-presidente. Ambos sommeliers profissionais e com muita experiência na área de Educação em Vinhos (confira currículo no fim da matéria).

Claudia Oliveira, vice-presidente da ABS-DF

Para a vice-presiente, Claudia Oliveira, a instituição veio suprir uma lacuna deixada pela antiga ABS Brasília, descredenciada pela ABS-Brasil.”Seria uma grande perda para o Distrito Federal não poder contar com a expertise da ABS para cursos e eventos de vinhos e demais bebidas” ressaltou. A vice-presidente da instituição, que trabalhou arduamente com outros sócios fundadores junto à ABS-Brasil para criar a mais nova ABS do Distrito Federal, entende que a capital é uma mercado promissor na área. “Brasilia é um mercado importante para o comércio de vinhos e há grande demanda de profissionais buscando maior profissionalização, além de apaixonados por vinhos querendo conhecer mais sobre a cultura enogastronômica e vitivinícola”, resume.

Sérgio Pires, presidente da ABS-DF

Já o presidente eleito, Sérgio Pires, sabe que tem uma importante missão pela frente, pois a ABS-DF está começando do zero. No entanto, está empolgado e revela os planos que pretende desenvolver com o apoio dos diretores eleitos: “Além dos cursos de vinhos, inclusive o de formação de sommeliers profissionais, vamos oferecer também capacitação focada em outras bebidas e serviços, visando atender a mão de obra local, ou seja, garçons, bartenders etc. Projetos de inclusão  para os portadores de deficiências (visual, auditiva ou de locomoção) em nossos cursos e mídias também estão em nossos projetos, além de apoio ao desenvolvimento do setor vitivinícola do terroir do cerrado”.

Sobre a Associação:

ABS - Associação Brasileira de Sommeliers
ABS – Associação Brasileira de Sommeliers

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) é uma entidade sem fins lucrativos. O objetivo da instituição é divulgar a cultura nacional e internacional relacionada ao vinho e outras bebidas, tanto em relação ao cultivo, produção, experimentação e avaliação respectiva. Além disso, visa também propagar conhecimentos  da área por meio de cursos regulares destinados a profissionais e amadores. A nova ABS tem chancela da ABS Brasil, é uma das 13 entidades seccionais vinculadas à associação nacional, que tem sede no Rio de Janeiro e é reconhecida internacionalmente por estar vinculada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI), com sede em Paris.

Em breve a ABS-DF irá lançar seu site, redes sociais e abrirá inscrições para os interessados (profissionais e enófilos) que tiverem interesse em se associar à entidade.

Composição ABS-DF:

Abaixo a composição da ABS-DF que terá mandato de três anos.

Presidente – Sérgio da Silva Venancio Pires

Vice-Presidente – Cláudia Silva Oliveira

Secretário – Jorge Salim Waquim

Diretor Tesoureiro – Rudinei dos Santos

Diretor Executivo Pedagógico– Juan Jose Verdesio Bentancurt

Diretor Executivo e Consultor de Mercados – Cyro Torres Junior

Diretora Executiva de Mídia e Relações Públicas – Etiene  Gomes de Carvalho

Diretora Executiva de Eventos – Alessandra Freire de Mendonça

Diretor Executivo – José Valter Teles da Silva

Conselho Fiscal: Adriana de Oliveira Aguiar, Antonio Ricardo Kowalski e Mara Flora Lottici Krahl.

Confira Currículo do Presidente e da Vice-Presidente da ABS-DF

PRESIDENTE: SÉRGIO DA SILVA VENANCIO PIRES

Sérgio Pires - President ABS-DF
P.

PRESIDENTE – SÉRGIO PIRES: Funcionário de carreira do Banco do Brasil por 35 anos. Formado no Curso de Sommelier Profissional pela ABS-Brasília. Profissional do Vinho Brasileiro – IBRAVIN. Colunista sobre vinho e gastronomia em jornais do Distrito Federal e revistas. Professor no curso de Diplomacia da DefesaCDIPLOP, da Escola Superior de Guerra-ESG. Palestrante/articulista/jurado em eventos de vinho. Ministra cursos na área de vinhos, foi professor da ABS-Brasília por vários anos.

VICE-PRESIDENTE: CLAUDIA OLIVEIRA – Formada em Direito e Administração de Empresas. MBA em Marketing -FGV. Atua na advocacia privada há 17 anos. Possui vários cursos de vinhos, chás e destilados, no Brasil e exterior, dentre eles Sommelier de chá, especialista em vinhos de Portugal e em vinhos da França, Enografia italiana e Master of Port. Primeira sommelier do Distrito Federal a cursar o Wset 4-Diploma. É Formada no Curso de Sommelier Profissional pela ABS-Brasília, onde deu aula por 3 anos.


SECRETÁRIO: JORGE SALIM WAQUIM
Engenheiro Agrônomo, Especialização em Engenharia Rural e Aviação Agrícola. PósGraduação em Administração Pública, complementado com o Curso de Administração Comparada na França, Portugal, Espanha e na antiga Iugoslávia pela FGV. Prof. do CENEA – Centro Nacional de Engenharia Rural em Iperó-SP. Destacamos os Cargos de DIRETOR da DINOR – Divisão de Norma Técnicas da área de Bebidas e o de Secretário da SNAD- Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária do MAPA. Foi Administrador de Brasília. Formado pelo IESB em Gastronomia e em Sommelier pela ABS-Brasília. Aposentado como Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Atualmente
Empresário do ramo imobiliário.


DIRETOR TESOUREIRO: RUDINEI DOS SANTOS

Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Auditoria, funcionário do Banco do Brasil por 35 anos (aposentado como Auditor Geral em 2017). Atualmente é membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil. Sommelier formado pela ABS-Brasília, com participação em outros cursos de vinhos e diversas degustações. Atualmente promove degustações (OnlineWine) para públicos privados. No ranking Brasil do aplicativo Vivino ocupa a posição 894, com 1.762 classificações de vinhos
registradas.


DIRETOR EXECUTIVO – CURSOS/PEDAGÓGICO – JUAN JOSE VERDESIO
Formado em Engenharia Florestal com Mestrado e Doutorado. Professor aposentado da Universidade de Brasília. Máster em Vinhos da Provence. Professor de Curso de Gastronomia do IESB e foi coordenador e professor dos cursos da ABS-Brasília por longo período. Cursos de enogastronomia na França. Tradução do Livro Dicionário dos Apaixonados pelo Vinho de Bernard Pivot.


DIRETOR EXECUTIVO – CONSULTOR DE MERCADOS – CYRO TORRES JUNIOR
Proprietário da Importadora Del Maipo Wines and Gourmet (delmaipo.com.br), fundada em 2003, e importadora de diversas marcas exclusivas para o Brasil. Cursou Gastronomia na UNIEURO. Atuou como colunista de vinhos em importantes revistas e jornais entre 2004 e 2009. Formado pela ABS-Brasília. Em 2018 criou a Del Maipo LLCMaimi/Florida iniciando atividades nos Estados Unidos com for no projeto Grands Vins
de Bordeaux (www.del.wine). Cursou a Ecole du vin de Bordeaux. Já visitou mais de 150 feiras de vinhos em todo o mundo. Premiação Commanerie du Bontemps (BordeauxFrança).


DIRETOR EXECUTIVO – MÍDIA E R.P. – ETIENE CARVALHO
Jornalista e especialista em Comunicação Digital pela Universidad Alcalá (Espanha); é servidora pública há 26 anos na Justiça Federal com experiência na coordenação/assessoria da Imprensa de diversos tribunais, entre eles TRF1, TRT10 e STF. É editora/fundadora do Blog Vinho Tinto. Tem qualificação de Nível 3 em Vinhos WSET, entre outros títulos. É professora de cursos de vinhos presenciais e on-line e co-autora do livro e do curso “Segredos do Vinho” produzido pelo Centro de Produções Técnicas em parceria com a Univiçosa.


DIRETOR EXECUTIVO- EVENTOS – ALESSANDRA MENDONÇA
Formada em Engenharia Mecânica e Matemática, pela Universidade de Brasília – UnB, sendo Mestre em Administração Tributária, na Espanha, e também em Engenharia Mecânica. Especializada em Administração Tributária e em Contencioso Fiscal e Legislação Tributária. Atua como Auditora-Fiscal da Receita do DF, há 19 anos. Já realizou vários cursos na área de vinhos. É formada no Curso de Extensão Preparatório de Sommelier, oferecido pela ABS-Brasília. Promove eventos de degustação de vinhos.


DIRETOR EXECUTIVO – JOSÉ VALTER TELES DA SILVA
Bacharelado em Ciências Contábeis e Especializado em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado na área de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal –TCDF. Diretor de Auditoria e Área Contábil do TCDF. Ex-Professor de Auditoria do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Enófilo. Vários cursos na área de vinhos.


CONSELHO FISCAL:
Conselheira 1- ADRIANA DE OLIVEIRA AGUIAR
Bacharel em Direito, com Especialização em Gestão Policial Judiciária e em Política Criminal e Penitenciária e Segurança Pública. Delegada de Polícia aposentada pela PCDF. Sommeliere formada pela ABS-Brasília, com participação em cursos relacionados ao conhecimento de vinhos assim como degustações em vinícolas nacionais e internacionais.


Conselheiro 2- ANTÔNIO RICARDO DIAS KOWALSKI
Formado em Geologia pela Universidade de Brasília-UnB e Pós-graduado em Gestão Administrativa- UnB. Servidor aposentado da Câmara dos Deputados, onde exerceu a função de Diretor do Programa de Saúde por 23 anos. Graduado em História pelo IES Brasília. Sommelier formado pela ABS-Brasília. Dentre vários cursos, inclui a Certificação em Vinhos de Portugal.


Conselheira 3- MARA FLORA LOTTICI KRAHL
Possui graduação em Turismo pela União Pioneira de Integração Social (1996), mestradoem Geografia pela Universidade de Brasília (2002) e mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2003). É doutoranda em Geografia na Universidade de Brasília. Trabalha como Assessora Especial da Diretoria e Professora do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília e atua como consultora para o SEBRAE e autônoma. (Texto informado pelo autor). Ministra cursos
de vinhos.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…