Alentejo ganha título de Melhor Região Vitivinícola para Visitar

Piquenique
Alentejo é considera a melhor região vitivinícola para visitar, aponta o portal 10Best do USA Today

Segundo os utilizadores do portal 10Best, do jornal americano USA Today, o Alentejo, em Portugal, foi eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar.  Dois peritos no setor do vinho, KerryWoorlard e Frank Pulice, pré-selecionaram 20 regiões, dentre elas o Napa Valley (Estados Unidos), Champanhe (França) e o Vale do Maipo (Chile), mas os internautas elegeram mesmo foi o Alentejo o melhor dentre todos.

“Esta intrigante região rural situada a duas horas de Lisboa é como uma viagem no tempo para os amantes do vinho. O terreno diverso tem olivais e vinhas, aldeias pitorescas, prados cheios de flores e florestas. A comida no Alentejo é rústica e autêntica, aproveitando ao máximo o estilo de vida agrária na região”, explica o site de turismo do USA TODAY, o 10Best, que promoveu a iniciativa.

Vinícola Herdade do Esporão
Grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo

De acordo com Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), “o fato de os leitores terem preferido o Alentejo a regiões tão famosas como a Borgonha, Champanhe, Rioja ou Piemonte vem também dar um grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo, quer internamente, quer junto de mercados externos estratégicos”.

A vinícola Herdade do Esporão, no Alentejo, é uma das que recebe milhares de turistas anualmente e já está bem preparada para o enoturismo. Lá os visitantes recebem informações detalhadas sobre a produção de vinhos  e azeites, fazem visitas guiadas às vinhas, adegas e caves e, claro, participam de degustações. O Enoturismo do Esporão também contempla passeios, piqueniques e almoço no restaurante comandado pelo chef Miguel Vaz. A grande novidade desta temporada de verão em Portugal são os “sunsets” aos finais de semana, que contam com uma bela seleção de petiscos  e vinhos, servidos ao ritmo da música, tudo ao cair do sol.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…