Anúncio de redução do IPI para vinhos de 10% para 6% na Festa da Uva

1455840066-0 (2)
O diretor executivo da Agavi, Darci Dani (à esquerda), e Oscar Ló comemoram anúncio de redução do IPI para vinhos  de 10% para 6% na Festa da Uva Foto: Cassiano Farina

O ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto, anunciou a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 10% para 6% em 2016 e para 5% a partir de 2017. O anúncio de redução do IPI para vinhos de 10% para 6% na Festa da uva aconteceu já durante a abertura do evento, na tarde desta quinta-feira (18), em Caxias do Sul (RS). Representando a presidente Dilma Rousseff, Rossetto também afirmou que o governo está empenhado em resolver o imbróglio do seguro rural, já que ainda não foi repassado a subvenção do seguro para milhares de viticultores. “Vivemos um ano de 2015 e início de 2016 com muitas dificuldades e a estratégia central do governo é a recuperação da atividade econômica para revivermos o momento de crescimento e a ampliação de investimentos”, resumiu.

Perdas da Safra

Rossetto citou as perdas da safra, que de acordo com o setor devem ser de cerca de 50%, para justificar a necessidade de resolução imediata do pagamento da parcela do seguro rural. Em entrevista coletiva após a abertura, o ministro antecipou que a alteração do imposto  deverá ser feita por decreto da presidência.  A redução do IPI anunciada nesta quinta reverte a decisão da presidência, que havia vetado a possibilidade de estabelecer alíquotas máximas para o IPI.

Comemoração do Anúncio

O vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, comemorou o anúncio, num ano com perdas na safra e num cenário de dificuldades na economia brasileira. Antes da abertura, em entrevista concedida para a Rádio Gaúcha, o vice-presidente do Ibravin reforçou que os estoques registrados até janeiro deste ano são suficientes para abastecer o mercado. “Temos cerca de 250 milhões de litros em estoque, o que nos dá certa segurança, levando-se em conta que uma perspectiva de manutenção ou uma pequena retração no consumo”, acredita.

Audiência com Parlamentares

Nesta semana, o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, e o presidente do Sindivinho, Gilberto Pedrucci, estiveram na capital federal, em audiências com senadores e deputados, com o objetivo de articular o apoio dos parlamentares para que rejeitem o veto da presidente às alíquotas do IPI. “Mesmo com a publicação do decreto, a rejeição do veto vai garantir em lei a redução do IPI, conforme foi acordado no final do ano entre todas lideranças partidárias, o que possibilitou a aprovação da MP 690 no Congresso. O setor vai continuar mobilizado para  garantir as alíquotas que foram acordadas”, explicou Paviani.

O presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo, afirmou que a expectativa da comissão organizadora é de receber cerca de 1 milhão de visitantes.

O governador do estado do RS, José Ivo Sartori, e o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, discursaram na abertura, resgatando a memória da maior festa comunitária do país, que completa 85 anos em 2016.

Fonte – Ibravin

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…