Aurora Millésime completa 30 anos com edição especial

Aurora Millésime está completando 30 anos

Considerado por muitos apreciadores como o melhor Cabernet Sauvignon do país, e elaborado apenas em safras consideradas excelentes, o vinho Aurora Millésime está completando 30 anos com o lançamento do exemplar da safra 2018. Essa edição é o 11º exemplar do rótulo, e segue a tradição de estar acompanhada de um pequeno galho de videira da variedade Cabernet Sauvignon. Além disso, uma tag com informações sobre as características das 11 safras em que foi elaborado também acompanha o produto nos pontos de venda. As três décadas deste vinho coincidem com os 90 anos da Vinícola Aurora, completados em fevereiro.

O Millésime foi elaborado nas safras de 1991, 1999, 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2017. Foram produzidas 38 mil garrafas de 750 ml e mais 1500 garrafas magnum de 1,5L, todas numeradas, que estão à venda em todo território nacional. O valor médio é de R$ 130 (750ml) e R$ 250 (1,5L). Para Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, tudo conspirou positivamente para uma comemoração em grande estilo em homenagem aos 30 anos do Millésime, desde as condições climáticas da safra até a extrema dedicação na elaboração.

O Millésime foi elaborado de diversas safras

O rótulo voltou a ser engarrafado após 12 meses de passagem em barricas de carvalho americano, informa Zilio. Eram 18 meses no exemplar de 2017. Zilio explica que as condições climáticas da safra 2018 foram marcadas por temperaturas altas no mês de agosto, que se estendeu por um período de 60 dias, resultando numa aceleração do ciclo vegetativo da videira. Ele ainda descreve o Aurora Millésime como um vinho com uma boa tonalidade rubi intensa. Apresenta no olfato notas de ameixa, amora, pimenta preta, chocolate amargo e terroso (cogumelos), resultado da maturação das uvas e da passagem por 12 meses por barrica de carvalho americano.

No ano em que a Vinícola Aurora celebra as nove décadas de história, o Aurora Millésime 2018 é o quarto lançamento. O primeiro rótulo foi justamente o Aurora 90 Anos, um vinho tinto elaborado com 30% de Cabernet Sauvignon 2015, 50% de Merlot 2018, 15% Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019. O produto segue a tradição de lançamento de vinhos comemorativos a cada 5 anos, sendo o primeiro deles em 1981, no cinquentenário da empresa.

Vinícola Aurora celebra as nove décadas de história

No mês de maio foi a vez da apresentação da linha GIOIA com dois produtos elaborados exclusivamente em regiões demarcadas com Indicações Geográficas brasileiras, seja Indicação de Procedência (I.P) ou Denominação de Origem (D.O). Foram apresentados o Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016, o primeiro espumante sem dégorgement da Aurora, e o Gioia Merlot 2018 D.O Vale dos Vinhedos, o primeiro vinho nobre da empresa (com teor alcoólico de 14,1% a 16%).

Leia: Wine Festival Café de La Musique Brasília agora todas as quartas! Confira como foi a primeira edição

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…