Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2021 – Conheça os comentaristas

Rogerio Dardeau

Os comentaristas da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2021 foram finalmente definidos. O evento, que amadureceu assim como os melhores vinhos, brinda o melhor momento do vinho brasileiro. Depois de um 2020, ano da ‘Safra das Safras’, em meio a uma pandemia global, em que os organizadores foram desafiados a reinventar a Avaliação, levando-a para o ambiente digital, agora a experiência evolui em interação, ou seja, é possível degustar a representatividade da Safra 2021 em casa, entre amigos, no bar, no jardim, na vinícola, em qualquer lugar.

Com o formato adaptado, os 700 kits da Avaliação Nacional de Vinhos deste ano chegaram na casa de brasileiros de todas as regiões do país. Teve kit que percorreu mais de 5 mil quilômetros, do Sul ao Norte do país, viajando de avião, de caminhão, de carro, numa mega operação.

Ricardo Castilho

Com a retomada dos eventos presenciais, a ABE acredita que desta vez a Avaliação vai mobilizar um número maior de apreciadores que o ano passado. Por isso, a entidade incrementou o kit, inserindo a terceira taça de cristal personalizada junto as 16 garrafas de 187 ml, além de duas baby Chandon, para brindar o reencontro. O kit inclui, ainda, Fichas de Degustação e a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, além de duas baby Chandon para brindar o maior momento do vinho brasileiro. Além disso, mais de 100 jornalistas, blogueiros e influenciadores estarão participando do evento em seis pontos, sendo eles: Cobo Wine Bar em Bento Gonçalves, Boccati em Caxias do Sul, Depósito de Vinhos e Banda do Holandês em Porto Alegre, Adega Nacional em Florianópolis e Vinhos de Bicicleta em São José dos Campos (SP). Para os que não conseguiram adquirir o kit, o que muda é a experiência de poder acompanhar degustando um vinho brasileiro da preferência.

Regina Vanderlinde

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, destaca que o vinho é uma bebida carregada de história, cultura. “A Avaliação certamente será um momento histórico, marcado por uma nova fase, seja em relação à retomada pós-pandemia, seja em razão do momento vivido pelo vinho brasileiro. E nós, da Associação Brasileira de Enologia, estamos realizados, colhendo todo trabalho, estudo e investimento dos últimos anos, brindados com o reconhecimento no mundo todo”.

Este ano, as 11.200 garrafas de 187 ml – 700 de cada uma das 16 amostras, serão abertas nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

Daniel Arraspide

COMENTARISTAS DA 29ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2021

  • Ari Gorenstein – CEO da Evino (Brasil)
  • Bárbara Bortolini – Imperatriz da Fenavinho (Brasil)
  • Daniel Arraspide – Jornalista e sommelier (Uruguai)
  • Diego Bertolini – Consultor Mercado de Vinhos (Brasil)
  • Edegar Scortegagna – Enólogo do Ano 2020 (Brasil)
  • Fernanda Garay – Jogadora de vôlei (Brasil)
  • Jayme Monjardim – Cineasta e produtor de vinhos (Brasil)
  • Juan Alba – Ator e wine influencer (Brasil)
  • Leandro Baena – Médico, sommelier e wine influencer (Brasil)
  • Michael Waller – Escritor de Vinhos e pesquisador (Brasil)
  • Moisés Perez – Master em Biotecnologia de Bebidas (Brasil)
  • Osvaldo Amado – Enólogo (Portugal)
  • Paula Daidoné – Jornalista e especialista em vinhos (Brasil)
  • Regina Vanderlinde – Vice-presidente OIV (Brasil)
  • Ricardo Castilho – Jornalista (Brasil)
  • Rogerio Dardeau – Escritor (Brasil)

Mais informações sobre os comentaristas e sobre a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2021, no site: https://www.enologia.org.br/

Leia: Dia Mundial do Veganismo no Jamie Oliver Kitchen

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.35

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…