Brasília recebe a 1ª etapa do Roadshow 2021

Brasília recebe evento de vinho

O Hotel Windsor Plaza Brasília recebe o evento que faz parte do projeto “Roadshow 2021 – Vinhos de Portugal”. Inicialmente previsto para abril de 2020, teve que ser adiado devido à pandemia. Sua data ficou definida para o dia 17 de novembro. Além da capital brasiliense, Belo Horizonte e Goiânia também irão receber o evento. O Roadshow é realizado por meio da agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, especialista em Live Marketing.

A programação do Roadshow conta com uma Masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, com Antonio Matoso e degustações. Além disso, terá o “Wine Game”: três mesas onde os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho, regiões e as uvas presentes em cada vinho. Os vencedores receberão brinde. Não haverá apostas em dinheiro.

O Brasil é hoje o grande destaque nas exportações de vinhos portugueses, com crescimento de 42.3%, totalizando cerca de 210 milhoes de reais no primeiro semestre 2021.

1° etapa do evento ocorre dia 17 de novembro

As exportações totais de vinhos portugueses registaram um crescimento de 19,3% em valor no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com os dados da ViniPortugal, houve ainda um aumento de 4,2% no preço médio. Se comparado com os dados dos primeiros seis meses de 2019, o aumento foi de 9,2% de janeiro a junho deste ano.

O Brasil e os EUA são os principais destaques, com crescimento próximo dos 10 milhões de euros em cada um deles. Para os dois países, as exportações aumentaram em 42,3% e 22,2%, respectivamente, e totalizaram cerca de 32 milhões para o Brasil, e 54,7 milhões de euros para os EUA.

A França continua sendo o país para onde Portugal mais exporta seus vinhos, com crescimento de 14,5% (56,7 milhões de euros). Seguido por EUA, Reino Unido (quase 33 milhões de euros e aumento de 12,8% em relação ao período homólogo de 2020), Brasil e Alemanha (28 milhões de euros e crescimento de 14,4%).

Os portugueses se destacam por  elaborar rótulos singulares, são considerados mestres em fazer “blends”. São mais de 250 uvas autóctones. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Trincadeira, Aragonez, Syrah, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

Brasília recebe Roadshow 2021

Exponor Brasil: Fundada em 1856, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, foi constituída como Exponor Brasil, realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores proativos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior. Site: www.exponor.com.br.

Vinhos de Portugal: A ViniPortugal Associação Interprofissional do Vinho tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas). Site: www.winesofportugal.info .

Orador Antonio Matoso: Apreciador de vinhos desde 1979, estudioso a partir de 1982 e por mais de 10 anos foi diretor, palestrante, professor dos cursos Expresso, Básico, Avançado e monitor de grupos de degustação da ABS-Brasília. Já proferiu palestras e cursos em diversas lojas e empresas de Brasília, É estudioso e entusiasta da análise organoléptica dos vinhos, o desafio das harmonizações de vinhos e comida e sempre busca conhecer novos rótulos, novos produtores e regiões vinícolas e a tipicidade de novos “terroirs”.

A programação do Roadshow conta com uma Masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal

Serão aproximadamente 150 rótulos para degustação e entre os produtores portugueses estarão presentes: Aveleda • Carmim • Casa Clara • Cartuxa • Casa Relvas • Casa Santos Lima • Esporão • Quinta Do Crasto • Global Wines • Herdade Da Malhadinha Nova • Quinta Do Paral • José Maria Da Fonseca • Quinta De S. Sebastião • Quinta Das Arcas • Quinta Do Portal • Quinta Dos Avidagos • Real Companhia Velha • Lua Cheia Em Vinhas Velhas • Sogrape Vinhos.

Leia: Viagem pelo Alentejo no inverno

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…