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O Brinda Brasil tem sido um dos grandes responsáveis pelo aumento do consumo de espumantes no DF

Os números revelam o sucesso do evento:  público de 2 mil pessoas, 28 vinícolas participantes, mais de 1300 garrafas de espumantes abertas e quase 1400 rótulos comercializados ao preço médio de R$40. Não é à toa que o Brinda Brasil, realizado pelo quarto ano em Brasília, se destaca no cenário nacional como o maior salão exclusivo de espumantes brasileiros e tem sido um dos grandes responsáveis pelo aumento do consumo da bebida no âmbito da capital federal.

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De 2011 (ano que teve início o Brinda Brasil) para os dias de hoje, a comercialização de espumantes no DF subiu cerca de 34%

Aumento nas vendas – “O Brinda Brasil tem se mostrado uma excelente oportunidade para  as pessoas conhecerem os espumantes”, revela Rodrigo Leitão – um dos idealizadores e organizadores do evento. Ele explica que pesquisas realizadas durante as quatro edições da Feira constataram que por conta do “Brinda” foram conquistados cerca de 480 novos consumidores de espumantes em Brasília. “Esse público que desconhecia a bebida, agora passou a bebê-la com frequência, incrementando inclusive a venda nas 39 lojas que comercializam o produto no DF”,  afirma Rodrigo. Ele diz também que de 2011 pra cá a comercialização de espumantes no DF subiu cerca de 34% (dados da Super Adega) e credita ao Brinda Brasil a elevação desse percentual.

A cada edição, o evento se aperfeiçoa.
O Brinda Brasil 2014 está em sua quarta edição.O evento se aperfeiçoa a cada ano.

Aperfeiçoamento – A cada edição, o Brinda Brasil se aperfeiçoa. Este ano,  muitos dos participantes do evento (inclusive eu) fizeram questão de adquirir alguns dos produtos que experimentaram, tendo em vista a quantidade e qualidade dos espumantes oferecidos. O giro financeiro superou o do ano passado em 23%, em razão do aumento do número de vinícolas e de expositores participantes. “Alcançamos um crescimento médio de 25% em relação ao ano passado e de 250% desde a primeira edição, em 2011”, comemora Rodrigo.

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O giro financeiro superou o do ano passado em 23%, em razão do aumento do número de vinícolas e de expositores participantes

Como uma festa – Quem  esteve nesta edição, realizada nos dias 19 e 20 de setembro,  no estacionamento externo do Terraço Shopping,  deve ter percebido um incremento, também, no quesito conforto . Havia mesas com cadeiras, bistrôs, música ao vivo e até lounges, inclusive para fumantes na área externa. O interessante foi que até o clima de Brasília serviu de inspiração. Segundo César Santos, também organizador do evento, “a decoração foi trabalhada com uma estrutura bem leve, por causa da seca intensa  e o ambiente ficou mais luxuoso, lembrando uma festa – Algo que tem tudo a ver com a celebração do espumante”.

o evengto parecia uma festa
“O ambiente ficou mais luxuoso, lembrando uma festa – algo que tem tudo a ver com a celebração do espumante”.

Destaques – Foram muitos os excelentes espumantes servidos nesta edição. Um dos mais comentados e badalados foi o Adolfo Lona Orus Rosé Pas Dosé (R$130) mas que, infelizmente, não tive a oportunidade de degustar, porque foi tão concorrido que quando cheguei ao stand já havia acabado…uma pena! Tudo bem, mas provei o Adolfo Lona Brut – que adoro – e indico por ter um excelente custo x benefício (R$36). É leve, fresco e elegante, produzido pelo método Charmat.

Um espumante leve, fresco com excelente custoxbenefício.
Um espumante leve, fresco com excelente custoxbenefício.

Espumante com gelo – De toda forma, vou destacar três produtos que me despertaram a atenção. Um deles foi o Bonifácio Ice – um espumante para ser tomado com gelo e, de preferência, com duas folhinhas de hortelã. Achei bem interessante e bem indicado para climas tropicais como o nosso. Há quem diga que esse tipo de espumante só é produzido quando a safra não é suficientemente boa para produzir um espumante de qualidade…Mas, se isso for verdade, não há problema algum porque provei e aprovei o Bonifácio Ice do mesmo jeito, e mais, achei que é uma iniciativa super válida para iniciar as pessoas no mundo do vinho. Essa bebida na praia ou à beira de uma piscina deve ser sensacional. E vai bem até mesmo numa baladinha. O preço? R$43.

Bonifácio Ice - espumante com gelo, ideal para piscina, praia e baladinhas.
Bonifácio Ice – espumante com gelo, ideal para piscina, praia e baladinhas.

Rótulo imponente – O outro foi o Nero “Blanc de Blancs” Golden Conceptual Edition – Álcool: 12% – uva: Chardonnay – produzido pelo método charmat longo, esse espumante apresenta ao mesmo tempo notas de levedura e frutas tropicais. É leve, fresco e tem perlage abundante e fina. Adorei a versão Golden (R$89) com rótulo super imponente. Sem dúvida é dica de presente que agrada o paladar e os olhos, pois o rótulo é muito bonito. IMG_3881Mineirinho leve – Outro que provei e achei interessante foi o Moscatel Mineiro da Casa Geraldo. Um mineirinho bastante aromático, frutado e bem levinho. Indicado para quem gosta daquele saborzinho doce, típico dos moscatéis. A perlage é de média intensidade.

Um mineirinho bastante aromático, frutado e bem leve e doce.
Um mineirinho bastante aromático, frutado e bem leve e docinho.

Expositores – Participaram desta edição do Brinda 15 expositores. Vou citar dois produtos que foram um sucesso no evento. O primeiro foram as geleias maravilhosas da Renata Mandelli. O stand foi tão concorrido que foi difícil até pra fazer essa foto.

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Geleias Renata Mandelli – stand muito concorrido.

O segundo foram os cupcakes da Kátia da Dociká. Provei o de champanhe com chantilly e morango e o de vinho com goiabada e cobertura de cream cheese e ameixa da Dociká. Qual dos deles eu gostei mais??? Difícil de dizer! Indico os dois.

Cupcake de champanhe e Cupcake de vinho da Dociká - difícil saber qual gostei mais
Cupcake de champanhe e Cupcake de vinho da Dociká – difícil saber qual gostei mais

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