Brinda Brasil 2016: evento é como vinho, nem sempre agrada a todos!

FBBrinda Brasil
Brinda Brasil 2016 – mais de 1500 pessoas compareceram no evento. Superlotação no primeiro dia

Evento de vinho é como o próprio vinho: dá muito trabalho pra fazer, mas nem sempre agrada quem o desfruta. O Brinda Brasil 2016 foi um desses casos. Organizado por Rodrigo Leitão, Cris Cavalli e Emília Carvalho, em sua VI edição (dias 7 e 8 de junho), o evento reconhecido como “o maior Salão de Espumantes Brasileiros no Brasil”, foi trabalhoso para ser produzido, e, claro, não agradou a gregos e troianos.

Pontos Positivos

Não há como negar que o Brinda, com participação de 20 vinícolas, teve números bem interessantes: mais de 1500 pessoas  compareceram aos dois dias de evento (dados auditados pela bilheteria digital.com);  cerca de 1100 garrafas foram abertas e quase 17 mil doses servidas. Além disso, deu a oportunidade à Brasília de eleger os melhores espumantes do Brasil pela primeira vez com o Prêmio Brinda Brasil do Espumante Brasileiro, do qual eu, inclusive, participei como júri (relembre aqui). Também foi relevante no aspecto de responsabilidade socioambiental, pois todo o lixo produzido foi enviado a uma cooperativa de reciclagem de Brasília.

Críticas

Alguns aspectos, no entanto,  foram criticados por muitas pessoas que passaram por lá. O espaço escolhido para realizar o evento, por exemplo –  o salão de festas do restaurante Coco Bambu –  foi pequeno para comportar o número elevado de pessoas, o que dificultou o trânsito e, consequentemente, o acesso a rótulos diferentes (eu mesma tive dificuldade para fotografar alguns espumantes durante o evento porque estava muito difícil chegar até eles). A ausência de petiscos e a taça descartável foram outros detalhes que também não agradaram o público que acabou se manifestando, inclusive, nas redes sociais.

Resposta da organização

Procurei os organizadores do evento para saber o que tinham a dizer a respeito das críticas. Com relação ao espaço, Rodrigo Leitão me explicou que muita gente convidada para o segundo dia do evento, compareceu no primeiro, o que elevou o público em 25%, tornando o espaço realmente apertado. “Também fomos surpreendidos pela superlotação no primeiro dia. Praticamente todas as cortesias foram usadas de uma vez”, explicou Rodrigo. A falta de conhecimento do público que entendeu o evento como uma “balada” foi outro ponto que dificultou o acesso aos vinhos, segundo Leitão. “O público mais jovem não entende bem como funciona um evento de degustação e isso foi problemático. Por outro lado, é esse público que irá renovar o consumo do vinho no futuro próximo e, por isso, não podemos desprezá-lo”, argumentou. No que diz respeito aos petiscos, Cris Cavalli me explicou que em todas as edições do Brinda, as comidas foram comercializadas. Segundo ela, a diferença é que antes haviam estandes. “A opção de fazer o Brinda dentro de um restaurante objetivou oferecer mais conforto, mas muitos não entenderam bem esse novo conceito”. Já  a taça de acrílico foi escolhida, segundo eles, por seguir uma tendência mundial em eventos de grande porte e por questões de segurança, no entanto, não negaram também que a questão do custo foi levada em conta.

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…