Cacique Maravilla Cabernet Sauvignon: Maravilha de Vinho!

images1UY2GGFI
Cacique Maravilla Cabernet Sauvignon – um chileno que surpreende!

Experimentei dia desses o vinho chileno Cacique Maravilla Cabernet Sauvignon 2013. Interessante que degustei o vinho sem grandes expectativas e vou explicar o porquê. Como ele é produzido no Valle do Bio Bio, região situada bem ao Sul do Chile com clima frio e mais adequado à produção de Pinot Noirs e Asuvingon  Blancs, não imaginava que pudesse haver um Cabernet Sauvignon de tão boa qualidade por ali. Afinal, a uva Cabernet apesar de ser amplamente produzida em todo mundo, precisa de certa quantidade de luz solar e calor para amadurecer corretamente e não conferir ao vinho sabores e aromas excessivos de pimentão verde, o que acaba, em minha opinião, tornando-se um grande defeito nos Cabernets.

cacique
Cacique Maravilla

Surpresa

Bem, mas a minha surpresa foi realmente enorme ao degustar o Cacique Maravilla Cabernet Sauvignon, pois as uvas estavam maduras de forma ideal. Além disso, o vinho mostrou-se equilibrado, com taninos macios, apresentou toques minerais, e até aroma de azeitona preta, além é claro dos aromas e sabores típicos de frutas negras. Por ser um vinho produzido de forma orgânica, isto é, seguindo a filosofia de ser o mais natural possível, sem uso de fertilizantes químicos, defensivos agrícolas (pesticidas, herbicidas) e com leveduras naturais apresentou-se um pouco (mas pouco mesmo) borbulhante, algo bem típico de se encontrar em vinhos produzidos de forma mais natural.

Para Iniciados e Iniciantes

Um verdadeiro achado que, certamente, vai encantar os já iniciados na prática de beber vinho com frequência e estão cansados de alguns vinhos chilenos e argentinos com aquele finalzinho doce. Por outro lado, para os que estão descobrindo as maravilhas do apreço ao vinho e são curiosos, trata-se de um excelente exemplar para ser comparado com outros Cabernets chilenos produzidos mais ao Norte do país e de maneira não natural.

cacique2
Vinícola Cacique Maravilla – destaque do Descorchados

Destaque do Descorchados

Vale ressaltar que descobri no site da vinícola  algumas informações: a Cacique Maravilla foi eleita “Vinícola Revelação” pelo Descorchados, o guia de vinhos mais respeitado do Chile. O vinhateiro responsável é Manuel Moraga Gutierrez, amante dos vinhos naturais, se dedica a técnica para perpetuar a filosofia da vinícola que existe há mais de 300 anos.

Encontrei esse  vinho no site da Sonoma e, realmente, recomendo degustá-lo. Preço – R$94.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…