.

 

zzzsfw

Além de estudar inglês, resolvi encarar o desafio de estudar vinhos aqui na Califórnia também. Depois de pesquisar vários cursos por aqui, encontrei um muito interessante cuja proposta se encaixou perfeitamente no meu objetivo de aprender sobre os vinhos californianos. Trata-se do Californian Wine Apellation Specialist – CWAS®, desenvolvido e ministrado pelo master sommelier David Glancy e oferecido pela San Francisco Wine School, uma renomada instituição na área.

Master Sommelier David Glancy - idealizador do CSW e coordenador da San Francisco Wine School
Master Sommelier David Glancy – idealizador do CWAS® e coordenador da San Francisco Wine School

O Californian Wine Apellation Specialist -CWAS® é realizado presencialmente e também está disponível na versão on-line. Como o curso presencial já havia começado antes mesmo de eu chegar aqui na Califórnia, me matriculei na versão virtual, o que está sendo ótimo por duas razões importantes: a primeira, porque como meu inglês é intermediário, conto com a ajuda do google tradutor e de dicionários para realizar os exercícios; a segunda é justamente porque pelo fato de o curso ser em inglês (inclusive as aulas gravadas) isso acaba me forçando a me familiarizar com o idioma, principalmente, com o inglês técnico, algo de extrema importância para quem atua na área ou para quem escreve sobre vinhos, como é meu caso. (Não vou negar que é um desafio, mas é bem interessante!)

Etiene

Etiene2

O programa CWAS® está dividido em oito módulos temáticos e cobrem informações detalhadas sobre importantes áreas vinícolas da Califórnia (Mendocino, Napa Valley, Sonona, Santa Barbara, etc) e legislação. É ministrado em nove semanas consecutivas. A sala de aula on-line inclui várias apresentações gravadas pelo David Glancys, tutoriais baseados na web, vídeo-aulas, tarefas semanais, discussões interativas com o próprio David e com colegas de classe de diversas partes do mundo, além de avaliações semanais.

FullSizeRender (46)
O curso é dividido em oito módulos temáticos que também podem ser estudados separadamente.
Semanalmente é realizado um teste. É necessário obter 70% de acertos para mudar de módulo. Três tentativas são permitidas.
Semanalmente é realizado um teste. É necessário obter 70% de acertos para mudar de módulo. Três tentativas são permitidas.

Além disso, toda semana é necessário adquirir, degustar e avaliar dois vinhos da região estudada (Adoro essa parte! rsrsrs). Durante o módulo de Mendocino tive gratas surpresas, principalmente com o Pinot Noir de Anderson Valley e, ao estudar o Napa Valley,  percebi o quão podem ser diferentes os vinhos das sub-regiões de Carneros e de Rutherford, localizadas há poucos quilômetros de distância.

Vinhos de Mendocino: boas surpresas!
Vinhos de Mendocino: boas surpresas!

Estou adorando o desafio e acredito que muitos brasileiros com relativo domínio em inglês e grande interesse nos vinhos californianos possam também se aventurar nessa empreitada on-line, afinal, já existem diversos rótulos californianos sendo comercializados no Brasil. Ao todo vão ser degustados 16 vinhos até o final do curso.

Estudando o Napa e as diferenças práticas entre os vinhos de suas sub-regiões
Estudando o Napa e as diferenças práticas entre os vinhos de suas sub-regiões

Como os alunos do curso on-line estão espalhados no mundo inteiro, o David Glacys traçou algumas diretrizes para seleção dos vinhos, uma vez que nem todos os países oferecem possibilidade de acesso aos mesmos vinhos. Logo, se você mora no Brasil e tiver interesse em fazer o curso, você também pode fazê-lo e contar com apoio do pessoal da San Francisco Wine School para ajudar na indicação dos vinhos adequados ao estudo. Verifique aqui a lista dos vinhos sugeridos, inclusive os alternativos  (veja aqui).

Etiene 4

Ao final do curso, a credencial CWAS® é concedida aos que passarem na prova final e obtiverem pontuação mínima de 80%. O valor do curso é US$995 que pode ser dividido em até cinco parcelas no cartão de crédito. (Você ainda tem de acrescer o valor que irá gastar com vinhos, ok?. Portanto, se não estiver nos Estados Unidos, é interessante formar um grupo de estudos para ratear os custos com a bebida.) Acesse o site para obter mais informações. O email para contato é help@sfwineschool.com.

especialist
Ao final do curso, a credencial CWAS® é concedida aos que passarem na prova final (prova objetiva) e obtiverem pontuação mínima de 80%.

 

Comentários

comentários

Close