Champagne e Borgonha são declaradas Patrimônios da Humanidade pela Unesco

download
Unesco – Champagne e Borgonha agora são Patrimônios da Humanidade

Gostei dessa notícia! A Unesco decidiu incluir tanto as regiões de Champagne como da Borgonha na lista dos patrimônios mundiais da humanidade. (Para quem não sabe, uma das missões da Unesco é identificar locais natural e culturalmente significativos para a história humana). A notícia foi divulgada no início do mês de julho e bastante comemorada, pois os franceses irão receber ajuda financeira da própria Unesco para ajudar na preservação desses locais. Com isso, claro, vão poder incentivar ainda mais o turismo nessas regiões produtoras de duas bebidas apreciadas em todo o mundo: o champanhe e o vinho.

moulin_de_verzenay_champagne2_acf.canon_
Champagne – reconhecida pela beleza local e pelo método de elaboração de vinhos que remonta ao séc.XVIII

Em Champagne, encostas da região, caves e até mesmo as casas e adegas foram reconhecidas, além do trabalho feito no local que remonta ao século 17 e 18, ou seja, o método de elaboração de vinhos efervescentes devido à segunda fermentação nas garrafas. Já, na região da Borgonha, os vinhedos de Romanée-Conti, de Vosne-Romanée e de Montrachet foram tombados,  segundo a Unesco, por serem uma paisagem cultural e por produzirem alguns dos vinhos mais prestigiados e mais caros do mundo, através de uma tradição que data da Idade Média.

Portico_Burgundy_France_ClosDesVielleVignes_Exterior_Vineyard2_ResHeader
Borgonha – Local onde são produzidos os vinhos mais prestigiados e caros do mundo agora é patrimônio tombado

Tanto as candidaturas de Champagne como da Borgonha foram apresentadas em 2006 e foram as únicas analisadas pelo comitê da Unesco neste ano. Segundo declaração do presidente francês François Hollande à imprensa mundial, a decisão “marca o reconhecimento internacional do patrimônio excepcional dessas regiões e testemunha a diversidade e o dinamismo dos territórios franceses, que são a riqueza do país”.

Agora, a França conta com 41 patrimônios mundiais da Unesco. A Itália, com 50 locais tombados (maior número) e o Brasil conta com 19.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…