Chardonnay e Sauvignon Blanc Q Grand Reserva: ótimas opções de branco da Quintay

IMG_1131[1]Para aqueles que ficam na dúvida na hora de escolher um vinho branco, vão aí duas ótimas sugestões:  o Chardonnay Q Grand Reserva e o Sauvignon Blanc Q Grand Reserva, ambos da vinícola chilena Quintay.  Em uma degustação recente, com um grupo de sommeliers, experimentei os da safra 2012. A dificuldade foi identificar qual o melhor dos dois.

O Chardonnay Q Grand Reserva 2012 se destacou por apresentar um intenso aroma de frutas cítricas, volume e persistência em boca. É um vinho branco com bastante presença e certa untuosidade e que acompanha muito bem peixes de todo os tipos,  salmão defumado e camarão. Sem dúvida, um vinho para ser compartilhado com a família durante o almoço ou o jantar em um bom restaurante de frutos de mar.

Já o Sauvignon Blanc Q Grand Reserva 2012 apresentou notas de maracujá e um toque herbáceo, típico da uva, sem se mostrar enjoativo como alguns Sauvignon Blanc. Na boca, apresentou-se suave e fresco e com acidez bastante pronunciada.  Eu diria que é o vinho ideal para ser apreciado em dias quentes, na companhia de bons amigos e harmonizado com pratos leves, como sushis, ceviches e peixes com molhos cítricos.

Vale do Casablanca, ChileVinícola Quintay – A Quintay, responsável pela produção desses vinhos, foi fundada em 2005 por um grupo de empresários vinícolas apaixonados pelo Vale do Casablanca, uma sub-região fria chilena de produção vinícola. O objetivo do grupo era capturar numa garrafa de vinho toda a riqueza e pureza do vale. Apesar de recente, a vinícola vem se consagrando como produtora de vinhos brancos e tintos de qualidade.  Além da linha Q Grand Reserva, a Quintay produz também uma linha mais econômica denominada Clava, reconhecida, inclusive, pela prestigiada revista Wine and Spirits.  No Brasil, os vinhos da Quintay são importados pela TW Importadora e podem ser encontrados em bons supermercados e restaurantes. Os preços da linha Q Grand Reserva variam entre R$90 a R$130, dependendo do ponto de venda.

Quintay
Participantes da degustação: Joaldo Lima, Carlos Eduardo Franca, Etiene Gomes, Patrick Lima e Leonildo Santana
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…