China desponta como segundo país com maior área de vinhas

download (5)

A OIVOrganização Internacional da Vinha e do Vinho  divulgou, hoje (27.04), em Paris, estudo apontando a China como o segundo país com a maior área de cultivo vinícola.

De acordo com dados de 2014, apresentados durante coletiva de imprensa virtual, a China tem 799 mil hectares de terra ocupada por videiras. A Espanha continua com o primeiro lugar, com 1,02 milhões de hectares.

Segundo a OIV, a China emergiu rapidamente com um dos principais atores na vinicultura, com 11% do território ocupado por vinhedos no ano passado. Em 2000, o país tinha  apenas 4% do seu território destinado ao cultivo de vinha.

O diretor geral da OIV, Jean-Marie Aurand, apresentou  na sede da OIV em Paris os elementos informativos sobre "o potencial de produção vitícola, o balanço da colheit, e a situação do mercado e os intercâmbios internacionais em 2014
O diretor geral da OIV, Jean-Marie Aurand, apresentou na sede da OIV em Paris os elementos informativos sobre “o potencial de produção vitícola, o balanço da colheita, e a situação do mercado e os intercâmbios internacionais em 2014

Produção e exportação – Já a França continua sendo o maior produtor de vinho do mundo: só no ano passado foram 47 milhões de hectolitros; e foi também o país que mais exportou vinho em 2014.

Consumo – Os Estados Unidos ainda lideram o ranking de maior consumidor de vinhos do mundo, com cerca de 31 milhões de hectolitros, seguido pela França e Itália.

Importação – Os maiores importadores de vinho foram a Alemanha, o Reino Unido e os Estados Unidos, com um volume de negócios global de 26 mil milhões de euros.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…