Columbia Crest Chardonnay Grand Estates: um típico Chardonnay Americano

A Chardonnay é conhecida como rainha das uvas brancas
A Chardonnay é conhecida como rainha das uvas brancas

A Chardonnay é uma uva internacional conhecida como “rainha das uvas brancas” por ter se adaptado bem quase todos os países do mundo. Pode ser descrita como uma uva não muito aromática e, por isso, as técnicas utilizadas tanto no vinhedo como no processo de produção da vinícola podem influenciar muito o seu sabor tornando o vinho mais ou menos amenteigado, por exemplo. Esse Columbia Crest 2015, trazido para o Brasil pela Winebrands, é um ótimo exemplo de um Chardonnay bem trabalhado. Na verdade, ele é fermentado em barrica de carvalho e depois estagia nove meses em barricas francesas e americanas. Ele é um vinho da sub-região de Columbia Valley que fica em Washington State e é um exemplar típico de Chardonnay Americano, ou seja, é bem volumoso em boca e possui muita untuosidade. No nariz mostra notas de frutas cítricas com manteiga. Na boca, apresenta maçã,  pera, defumado, muita manteiga e um pouco de nozes. Também mostra toques de baunilha. Tem boa acidez, e persistência.

Columbia Crest 2015: vinho com muita personalidade

Sem dúvidas é um vinho de muita personalidade, e tem o seu público certo. Quem prefere um vinho mais refrescante certamente não se encantará por esse Chardonnay que é mais musculoso, aparentando quase um tinto. Eu, particularmente, adoro os vinhos à base de Chardonnay e gosto também das suas variações. Com relação a esses Chardonnays mais amadeirados só tenho a dizer que, de modo geral, não devem ser bebidos muito frequentemente, pois tendem a se tornar enjoativos. No entanto, apreciar esse vinho eventualmente certamente é um enorme prazer. Esse custa R$126,00, um excelente preço tendo em vista ser um vinho americano de excelente qualidade.

Para harmonizar sugiro queijos semiduros, como os edam ou gouda, que têm sabor levemente adocicado e amendoado.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…