.
Leonildo Santana, Fabiano Lopes e Francisco Chaves (os três mais recentes sommeliers profissionais), Antônio Duarte (Presidente da ABS-DF), Joaldo Lima e Tiago Pereira (sommeliers aprovado em outubro de 2013)
Leonildo Santana, Fabiano Lopes e Francisco Chaves (os três mais recentes sommeliers profissionais do DF), Antônio Duarte (Presidente da ABS-DF), Joaldo Lima e Tiago Pereira (sommeliers aprovado em outubro de 2013)

Mais três sommeliers foram aprovados na tarde de ontem (29.09) no Concurso Nacional de Sommeliers, conhecido como “Concurso Bottom Verde e Amarelo”, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). São eles: Leonildo Santana (restaurante Dom Francisco Asbac), Fabiano Lopes (restaurante Dom Francisco 402Sul) e Francisco Chaves (Le Vin Park Shopping). Eu fiquei muito feliz em saber que esses profissionais foram aprovados porque sei que realmente são grandes conhecedores do assunto e mereceram a aprovação. Meus parabéns e votos de muito sucesso aos três!

afonso 3
O concurso  aconteceu na tarde de ontem no restaurante Dom Francisco da Asbac e foi aberto ao público. A iniciativa de trazer a prova para Brasília, foi do atual presidente da ABS-DF, Antonio Duarte.

Grupo restrito – Os candidatos foram submetidos a provas teóricas e práticas sobre vinho e serviço de vinho e alcançaram o desempenho mínimo de 80 pontos. Agora eles se juntaram ao restrito grupo de sommeliers quem possuem o bottom verde e amarelo e o nome registrado em livro próprio na ABS-Brasil em reconhecimento à competência profissional – apenas 63 profissionais em todo o Brasil. Em outubro de 2013, dois sommeliers de Brasília, Joaldo Lima (restaurante Dom Francisco 402 Sul) e Tiago Pereira (Adega Base), já haviam conquistado a tão concorrida certificação obtida aqui no Distrito Federal. Agora são cinco sommeliers profissionais certificados pela ABS Brasil, em provas realizadas em Brasília. A iniciativa de realizar as provas aqui na cidade foi do atual presidente da ABS-DF, Antonio Duarte.

A prova envolveiu srviço
Os candidatos foram submetidos a provas teóricas e práticas de vinho e serviço de vinho.
A prova da ABS Brasil é semelhante ao Concurso Nacional de Sommeliers em relação ao nível de dificulade, para ser aprovado é necessário atingir 80 pontos, no mínimo.
A prova da ABS Brasil é semelhante ao Concurso Nacional de Sommeliers em relação ao nível de dificuldade, para ser aprovado é necessário atingir 80 pontos, no mínimo.

Estudar sempre – Segundo Leonildo Santana, para obter o título foram necessárias muitas horas de estudo e dedicação, mas para ele mais importante do que o título é manter-se sempre atualizado. “Um bom sommelier deve estudar sempre, participar de confrarias, degustações, eventos e não apenas se preparar em vésperas de provas”, ressalta.

afonso 9
Leonildo Santana: “um sommelier deve estudar sempre”

Melhor carta de vinho e melhores sommeliers – Não há como deixar de ressaltar, que com o resultado do concurso, a rede de restaurantes Dom Francisco (do chef Francisco Ansillero) possuidora de uma das melhores e mais completas cartas de vinho do país, conta agora, em sua equipe, com três sommeliers profissionais certificados pela ABS Brasil: Fabiano Lopes, Joaldo Lima e Leonildo Santana. Parabéns também à família Ansillero!

afonso 4
Francisco Ansillero (Chef e proprietário do restaurante Dom Francisco) ladeado pelos três sommeliers profissionais de Brasília que compõem a sua equipe.

Fotos: Afonso Elísio, Carlos Alberto Guedes

Close