.
Adega da Cachaça – Bolinho do Sertão

Em 2019, o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”.  O concurso trilhou um longo caminho, em 21 cidades, tendo sua origem na cidade de Belo Horizonte no ano 2000.  A grande novidade desta edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20 em comemoração ao vigésimo aniversário do evento.

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente, na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como mês do buteco no Brasil. E assim, valorizar e dar importância de calendário a esse incrível fenômeno e ícone da sociabilidade brasileira: o buteco.

Como Funciona

Amigão: Barriga do Japonês

Na primeira etapa deste ano o tema será livre. Em cada uma das cidades,  os  butecos  pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias. Petisco, com 70% do valor da nota, atendimento, higiene e temperatura da bebida correspondem a 10% da nota cada um.. O voto do público vale 50% do peso total, e, dos jurados, 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esta etapa, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes:

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “espontâneos”:  estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou  franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Têm a identidade de seu proprietário e, na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem, que começa no buteco, que não paga para participar, tem a indústria como a grande  financiadora (patrocinadores),   envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos, paga impostos, muitas vezes se legaliza , envolve  parceiros, imprensa e público do Brasil inteiro.

O Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Solmucci, vê o impacto positivo e o desdobramento dos eventos que ocorrem em toda a cadeia em que o buteco está inserido na época da competição. “Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor”.

Aproveite

Agora basta você escolher a cidade e clicar no mapa para aproveitar.

Patrocinadores 2019

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar, nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Empresas patrocinadoras em Brasília:

Cerveja oficial: Brahma Extra

Apresentador: Perdigão

Patrocinadores: Coca Cola; Batata McCain;

Banco Oficial: Santander / GetNet

Apoiadores: Reserva 51; Chandon; Trident; Dickies; SEBRAE DF; Abrasel; Hplus Hotelaria; Jornal Metro; Rádio Globo; Secretaria de Esporte Lazer e Turismo e Zoom Imagem.

Promoção: Globo

Serviço:

Comida di Buteco 2019

Data: de 05 de abril a 12 de maio

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

Site: comidadibuteco.com.br

Comentários

comentários

Close