Confira 8 dicas para não falhar ao servir espumantes

Para que a comemoração seja perfeita, saiba como comprar e cuidar bem do seu espumante.

Favoritos no fim do ano, os espumantes são ideais para comemorações. Mas para que tudo saia perfeitamente durante as festas, é importante acertar na hora da compra e ficar atento para os problemas que podem ser causados pelo mau armazenamento das garrafas em casa. Separamos oito dicas, disponibilizadas pelo site proteste, para você conferir a melhor forma de aproveitar o seu espumante.  

Dica número um: confira sempre climatização e luminosidade

Sempre prefira bebidas de estabelecimentos com climatização adequada e que guardem os espumantes em um local protegido da luz. 

Dica número 2: De olho no rótulo

Palavras como Reserva ou Super Reserva estampadas no rótulo nem sempre são garantia de qualidade. Leia o rótulo para ter certeza da bebida que está levando para casa. Caso contrário, você pode estar em busca de um espumante Brut, que é mais seco e, por descuido, acabar adquirindo um doce. Se tiver alguma dúvida, procure alguém da loja e pergunte se pode ajudá-lo a esclarecer sobre o tipo de espumante que está levando. 

Dica número 3: Observe o nível do líquido

Quando observar o estado da garrafa, note se o nível de líquido não está abaixo do normal. 

Dica número 4: Evite o armazenamento em locais úmidos

É importante que o local para guardar o espumante esteja bem ventilado e seco. O excesso de umidade pode provocar bolores capazes de danificar rótulos e rolhas. Por isso, mesmo sem esquecer o cuidado com o excesso de luminosidade, não é recomendado deixar garrafas de espumante em locais muito úmidos. 

Dica número 5: Não guarde por muito tempo

Compre apenas o número de garrafas que pretende consumir, pois os espumantes não devem ser guardados por muito tempo, podendo ter a qualidade comprometida se esperarem demais. Aí vai do bom senso: você provavelmente tem uma ideia de quantas pessoas irão até a sua casa e quais delas bebem ou não. Você pode até querer levar uma garrafa a mais, mas lembre-se de não exagerar na quantidade.  

Dica número 6: É melhor evitar o congelador

Espumantes esquecidos no congelador podem estourar na retirada. Para gelar a bebida, prefira colocar a garrafa em um recipiente com água e gelo por um período entre 15 e 20 minutos. Outra opção é deixar a bebida na geladeira de três a quatro horas antes de servir. Se, mesmo assim, preferir usar o congelador, utilize um timer, um lembrete de celular ou qualquer outra forma de lembrança para não esquecer a garrafa. 

Dica número 7: Nunca rode a rolha para abrir a garrafa.

Jamais rode a rolha, pois ela pode se partir. Para abrir, incline a garrafa ligeiramente e retire a argola da armação, em arame, que segura a rolha. Retire a película que envolve a rolha juntamente com a armação em arame. Pegue a garrafa com uma das mãos e, com a outra, segure a rolha e rode a garrafa.

Dica número 8: Use taças estreitas

Use taças para servir. O formato alto e estreito permite ver a corrida das bolhas e torna a perda de gás mais difícil. Para evitar que a espuma transborde, encha-as só até pouco mais da metade. Depois  é só brindar e degustar a bebida.

Matéria original: Proteste.org.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…