Confira os 10 melhores vinhos de 2016 pela Wine Spectator

A revista norte americana Wine Spectator, considerada uma das mais influentes publicações do mundo especializadas em vinhos, divulgou recentemente a lista dos 10 melhores vinhos de 2016. Para a criteriosa seleção, são levados em consideração os seguintes fatores: qualidade, relação custo x benefício, disponibilidade no mercado americano e um fator emocional, chamado de fator X. Milhares são analisados, mas poucos recebem a graça de figurar na lista e de ser considerado como um dos mais emocionantes do ano pela revista.

Curioso? Então confira agora quais foram os 10 melhores vinhos de 2016.

label_1646027
10º lugar no top teen Wine Spectator’s, Zinfandel Russian River Valley Old Vine 2014 (Hartford Family).

Nota 95 e Preço $ 38

Nota de teste

Roliço e carnudo, com um âmago denso de taninos concentrados e acidez vívida. Aromas de framboesa preta e madura, anis e alcaçuz em camadas, com sorteados sabores de cereja preta, torta de mirtilo e pimenta rachada fumegante.  

label_5321906-1
9º lugar no top teen Wine Spectator’s, Pessac-Léognan White 2013 (Château Smith-Haut-Lafitte).

Nota 96 e Preço $ 106

Nota de teste

Esse vinho provoca uma sensação deslumbrante, com um fruto opulento e compensado por notas estimulantes de ervas e acidez, mostrando suco de limão, amanteigado e sabor de pêssego branco apoiado por uma manteiga salgada – acabamento de estragão, com pitadas de talco e funcho no fundo. Sério e longo com um toque juvenil no acabamento, é um vinho para a adega.  

label_9106826
8º lugar no top teen, Toscana Tignanello 2013 (Antinori).

Nota 94 e Preço $ 108

Nota de teste

Aromas de grafite, fumo e tabaco introduzem o sabor de cereja nesse expressivo, concentrado tinto. Taninos firmes e acidez vívida, equilibram o fruto e a pureza, enquanto ervas, especiarias e elementos minerais se reúnem num longo refinamento.

label_1374700
7º lugar no top teen, Monte Bello Santa Cruz Mountains 2012 (Ridge).

Nota 94 e Preço $ 175

Nota de teste

Um vinho lindamente estruturado, com uma acidez firme e taninos que mostram aderência e determinação em meio a um âmago de densa e tensa uva-passa e amora, tornado-o suculento. Aqueles que procuram clássicos da velha escola Cabernet abraçarão esse vinho. Deixar na adega por cinco ou sete anos é a abordagem certa.

label_9553696
6º lugar no top teen, Machete California 2014 (Orin Swift).

Nota 94 e Preço $ 48

Nota de teste

Generoso e expressivo, grande e musculoso, este Machete California 2014 oferece um bocado de taninos, incluindo chá Earl Grey, chocolate amargo, violeta seca e gengibre torrado. Notas ricas de ameixa e cereja negra são balanceados pelo piso da floresta e acentos de terra, que permanecem, duradouros.  

label_4047544
5º lugar no top teen, Barbaresco Asili Riserva 2011 (Produttori del Barbaresco).

Nota 96 e Preço $ 59

Nota de teste

Aromas intensos de cereja, rosa, alcaçuz e alcatrão segurando tabaco, especiarias e elementos minerais no paladar. Concentrado, ainda que elegante e expressivo, com mais para oferecer. Termina com um longo e duradouro gosto de frutas, mato e minerais.  

label_5332419
4º lugar no top teen, Barsac 2013 (Château Climens).

Nota 97 e Preço $ 68

Nota de teste

Sabores de damasco, nectarina e tangerina costurados em um gosto estimulante de laranja para dar energia, enquanto os sabores de manga e mamão adicionam, sublimemente, uma borda cremosa. O revestimento navega continuamente, cobrindo o palato com uma sensação de porcelana, enquanto um eco amargo de amêndoa perdura sem esforço, como uma cortina de renda pendurada numa brisa sem fim.  

label_4018325
3º lugar no top teen, Pinot Noir Ribbon Ridge The Beaux Frères Vineyard 2014 (Beaux Frères).

Nota 95 e Preço $ 90

Nota de teste

Suave, expressivo e de múltiplas camadas, exibindo sabores de ameixa, groselha, romã e violeta juntos e harmoniosamente, sendo persistente e duradouro  – e excepcionalmente bem equilibrado.

label_8877299v3
2º lugar no top teen, Chardonnay Dundee Hills Evenstad Reserve 2014 (Domaine Serene).

Nota 95 e Preço $ 55

Nota de teste

Concentrado e expressivo, este Chardonnay é mergulhado com pedra molhada, ácido cítrico, sabores de pêra e goiaba verde que rodopiam através de um revestimento expansivo, ganhando impulso e dimensões extras a cada gole.

label_6834173
1º lugar no top teen, Cabernet Sauvignon Napa Valley 2013 (Lewis).

Nota 95 e Preço $ 90

Nota de teste

Extraordinariamente elegante para um vinho desse tamanho e profundidade, com níveis de ameixa, amora e corinto, bem como toques sutis de de alcaçuz preto, que permanecem puros, sutis e persistentes por um bom tempo.

Quer mais?

Para saber mais sobre os grandes vencedores da Wine Spectator’s 2016, acesse a lista original, em inglês, aqui. Há um pequeno histórico envolvendo os produtores de cada vinho, além de um vídeo falando sobre cada um deles. Confira! A lista completa com os 100 melhores vinhos pela Wine Spectator’s também está disponível no site da publicação.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Degustação Inédita de Vinhos da Índia em Brasília

A enologia sempre surpreende. não há dúvidas! Essa semana, por exemplo, tive o prazer de…

Chega ao mercado o primeiro vinho tinto da Safra 2024

A Safra 2024 está pronta para ser degustada, trazendo consigo o Miolo Wild Gamay, o…

Caça ao tesouro é atração de Páscoa na Costelaria Gaúcha

O Coelho da Páscoa chega para fazer a alegria da garotada com uma caça ao…

Conheça sabores autênticos e experiências culinárias no World of Wine (WOW)

Localizada às margens do majestoso Rio Douro, Vila Nova de Gaia, na região da deslumbrante…