Conheça 10 Mulheres de Brasília que ajudam a divulgar o Mundo do Vinho

No Dia Internacional da Mulher, o Blog Vinho Tinto faz uma pequena homenagem às mulheres que ajudam a escrever a história do vinho na capital federal, apresentando um pequeno currículo de cada uma delas. São mulheres que atuam como professoras, influencers, jornalistas e/ou sommelières. Inteligentes, determinadas e, acima de tudo, amantes de vinhos e da boa gastronomia, essas mulheres, cada qual à sua maneira, ajudam (e muito!) na democratização do vinho, especialmente em Brasília, onde todas residem.

Conheça um pouco de cada uma delas e como fazem para compartilhar suas notas de vinho, conhecimentos e/ou experiências enogastrônomicas.

Adriana Nasser

Adriana Nasser
Adriana Nasser – @derolhaemrolha

Jornalista e especialista em Gastronomia e Segurança Alimentar, é conhecida em Brasília por prestar, com competência, assessoria de imprensa a diversos restaurantes e lojas de vinho. Há mais de 20 anos escreve sobre Enogastronomia, com passagem em diversos veículos. É aluna do curso International Sommelier Guild (ISG) e assina atualmente a coluna @derolhaemrolha da revista GPS, onde procura desmitificar o mundo dos vinhos. Além disso é editora e fundadora do blog e instagram @pitacodechef, sobre vinho e gastronomia.

Ana Clara Carvalho

Ana Clara Carvalho
Ana Clara Carvalho – @sommeliereanaclara

 É uma das poucas mulheres de Brasília (e do Brasil) que brilham como “sommelière de salão”, sendo responsável pelo atendimento direto a clientes e pela elaboração de cartas de vinho dos locais para os quais trabalha. Ana  contabiliza 15 anos de experiência na área de Enogastronomia, sendo 11 na renomada Rede Fasano.  Atualmente trabalha no restaurante A’ Mano onde também gerencia uma equipe. Em seu currículo traz o certificado de sommelier profissional da ABS São Paulo (290 horas); Sommelier Profissional da EAS Buenos Aires – nível II e Wine and Spirit Education Trust (WSET), nível 2. 

Bianca Dumas

Bianca Dumas
Bianca Dumas – @vinhobonzao

Bianca Dumas tem qualificação de Nível 3 em Vinhos WSET; possui Advanced Wine Certificate (AWC) pela International Sommelier Guild-ISG; e French Wine Scholar (FWS) pela Wine Scholar Guild. Escreve para o @blogvinhotinto desde 2019, onde compartilha com os leitores viagens, degustações e informações sobre o mundo do vinho. Também é a fundadora do insta @vinhabonzao, criado para educar e entreter os amantes do vinho com fotografias e avaliações técnicas de vinhos.

Cláudia Oliveira

Cláudia Oliveira
Cláudia Oliveira

É a primeira e única mulher de Brasília a estudar o Nível 4 em Vinhos WSET. Possui um vasto currículo na área, com destaque para o curso de Sommelier da ABS-DF (360 horas), Sommelier Avançado da Federação Italiana Sommelier – Fisar, Advanced Wine Certificate (AWC) pela ISG; French Wine Scholar (FWS) pela Wine Scholar Guild; Introductory Sommelier pela Court of Master Sommelier e Master of Port pela Wine Senses. Atuou como professora no curso profissional da ABS-DF e é divulgadora ativa do vinho no curso de sommelier profissional da UPIS, como professora de várias matérias, dentre elas, Vinificações Especiais.

Etiene Carvalho

Etiene Carvalho - @blogvinhotinto
Etiene Carvalho – @blogvinhotinto

É jornalista e fundadora do @blogvinhotinto. Possui qualificação de Nível 3 em Vinhos WSET; é Sommelier Avançado pela Federação Italiana Sommelier – Fisar; Intermediate Wine Certificate (AWC) pela International Sommelier Guild-ISG; French Wine Scholar (FWS) pela Wine Scholar Guild; e California Wine Apellation Specialist (CWAS) pela San Francisco Wine School. Também é colunista do jornal Tribuna de Minas, além de ser professora, em Brasília, de cursos de vinhos voltados para iniciantes. É ainda co-autora do livro e do curso Segredos do Mundo do Vinho, editado pelo Centro de Produções Técnicas-CPT e Universidade Online de Viçosa-UOV.

Liana Sabo

Liana Sabo
Liana Sabo – @liana.sabo

É jornalista há mais de 50 anos do Correio Braziliense, o mais importante jornal da capital federal. 18 anos desse tempo, voltados à coluna semanal Favas Contadas, espaço dedicado a registrar os mais importantes fatos e personagens da Enogastronomia do Distrito Federal e do mundo. Além de ser uma das primeiras mulheres da redação do Correio Braziliense, Liana também foi a pioneira em Brasília a escrever sobre vinhos e arte na cozinha. Ainda hoje continua registrando atentamente em sua coluna as novidades do setor de Enogastronamia da capital federal e é a mais respeitada jornalista do setor.

Lu Barbo

Lu Barbo
Lu Barbo – @lucianabarbo

Luciana Barbo é jornalista e acompanha há 15 anos o segmento de Enogastronomia da capital. Ao longo de sua carreira, foi colunista do Jornal Hoje em Dia – Caderno Brasília; colaborou com a Revista Gula e com a Revista Prazeres da Mesa. Por mais de 10 anos comandou o CBN Sabores Brasília, boletim veiculado na Rádio CBN com informaçõe importantes e atualizadas da gastronomia como e dos vinhos. Desde 2018 é colunista de Enogastronomia no Jornal de Brasília. Além dos vários cursos da ABS-DF e WSET, também traz no seu currículo a participação em diversos eventos e cursos de vinhos em Brasília e São Paulo.

Rachel Alves 

Rachel Alves
Rachel Alves – @rachelalves.professoravinhos

É presidente da Confraria Amigas do Vinho – Seção Brasília e, consequentemente, responsável por reunir incessantemente inúmeras mulheres da cidade  para conhecerem e degustarem bons vinhos.  Rachel também já  atuou como professora de vinhos em cursos de Gastronomia das prinicipais instituições de ensino superior de Brasília. É ainda professora de cursos de vinhos e Gastronomia. Possui os títulos de sommelière e de juíza internacional do vinho pela Fisar. Também fez cursos na ABS-DF, IAG-Buenos Aires e WSET. Escreve coluna na revista Embassy e é autora do livro “Vinho Espumante, show de borbulhas (2012)”

Su Maestri

Su Maestri
Su Maestri – @vinhocapital

É idealizadora do blog @vinhocapital. Fez diversos cursos oferecidos pela ABS-DF e outros especificos de vinhos italianos, portugueses e franceses, especificamente da Borgonha. Há 16 anos participa de eventos no mundo do vinho  e é colaboradora do blog Meia Taça e do site italiano Italian Sentimento. Atualmente, desenvolve um trabalho dedicado à disseminação da cultura do vinho e da gastronomia em seu site

Viviane Campos

Viviane Campos
Viviane Campos – @ilovevinhos

Influencer Digital na área de Enogastronomia. Conta com mais de 66 mil seguidores no instagram @gastronomiabsb e 19 mil seguidores no @ilovevinhos. É presença marcante nos principais eventos enogastronômicos da cidade e colunista do www.gastronomiabsb.com.br. Descreve-se em suas redes sociais como “amante de vinhos, mesa posta e viagens”.



Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…