Conheça a vitivinicultura dos Campos de Cima da Serra

Vitivinicultura dos Campos de Cima da Serra

Alguns produtores resolveram se aventurar no cultivo de uvas para vinhos finos na região dos Campos de Cima da Serra, isso ocorreu há cerca de vinte anos. Aos poucos a cultura foi ganhando cada vez mais seu espaço e os vinhos se qualificando e se destacando. Agora, a Associação dos Vitivinicultores dos Campos de Cima da Serra (AVICCS) buscou o apoio da Embrapa Uva e Vinho para conquistar um novo patamar na produção vitivinícola na região: a construção de uma nova Indicação Geográfica de vinhos.

O primeiro passo nessa direção foi dado com a realização do Workshop AVICCS, na tarde do dia 10 de novembro, que reuniu representantes dos seis produtores de uvas e vinhos região, representantes da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, que apoiam tecnicamente o processo.

“Estabelecer uma nova Indicação Geográfica fora da região tradicional é sempre um desafio, mas a existência de um grupo de produtores organizados associado ao potencial da região é um desafio perfeitamente tangível”, destacou Marcos Botton, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, na abertura do evento. Esta será a 11ª Indicação Geográfica de vinhos que conta com o suporte da Empresa de pesquisa na sua estruturação.

Estão em produção mais de cem hectares de uvas viníferas

Conhecendo a vitivinicultura dos Campos de Cima da Serra


Já estão em produção mais de cem hectares de uvas viníferas com uma produção anual de uvas ao redor de mil toneladas, com mais de 500 mil litros de vinhos que levam o nome da região, divididos entre brancos, rosés e tintos. Também são elaborados espumantes naturais, pelo método Tradicional e pelo método Charmat. Parte da produção é vinificada na região e parte processada na vizinha região da Serra Gaúcha. Tem destaque a produção das cultivares Merlot (30,6%), Pinot Noir (22,3%) e Chardonnay (13,7%), que são produzidas em vinhedos conduzidos em espaldeiras, por todos os produtores.

A Associação dos Vitivinicultores dos Campos de Cima da Serra – AVICCS, foi lançada em julho de 2017, com o objetivo de fortalecer a vitivinicultura nos Campos de Cima da Serra e proporcionar novas oportunidades para o setor na região. É formada por seis produtores de uvas e vinhos estabelecidos na região: RAR, Sopra, Sozo, Aracuri, Vinícola Campestre e Família Lemos de Almeida Vinhas e Vinhos.

A região vitivinícola está presente em diversos municípios incluindo Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões e Vacaria.

Parte do procedimento para produzir vinhos

O encontro aconteceu na tarde do dia 10 de novembro na Vinícola Campestre da Serra, em Vacaria (RS). Como próximos passos, a Embrapa irá formalizar um projeto de pesquisa visando formalizar uma parceria para o desenvolvimento do trabalho para aprovação da Associação. Com base nessa proposta, outros agentes de desenvolvimento do setor vitícola, público e privados irão agregar esforços para apoiar a proposta, como a Uvibra-Consevitis-RS.

Mais informações no site:  https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/66159895/primeiros-passos-na-construcao-da-indicacao-geografica-dos-vinhos-dos-campos-de-cima-da-serra

Leia: Brancos, rosés e tintos da Porto a Porto com sugestões de harmonização

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…