.
Corpinnat – Nove vinícolas abandorarm a D.O. Cava e se juntaram para criar um novo espumante espanhol de qualidade

Corpinnat é a mais nova categoria de vinho espumante da Espanha e que, a cada dia, está ganhando mais espaço no mundo. Na verdade, o Corpinnat é fruto da dissidência de pequenos produtores que romperam laços com a Cava DO, no início deste ano, por estarem insatisfeitos com as regras pouco restristas da denominação. Atualmente cerca de 250 milhões de garrafas de Cava são produzidas por ano.

Alguns dos Copinnart disponíveis (Foto: divulgação)

A Associação dos Produtores de Vinho Corpinnat, presidida hoje por Xavier Gramona e Ton Mata, foi formada em 2015 e ratificada pela União Europeia (UE) no final de 2017 com o objetivo de distinguir vinhos espumantes de alta qualidade produzidos na região de Penédes.  Foi levado em consideração toda a produção de uma propriedade e não somente de vinhos específicos na elaboração das regras da Associação.

Vinicolas que integram a Associação dos Produtores de Vinhos Coorpinat

Corpinnat tornou-se, assim, uma marca coletiva da UE composta por nove vinícolas no Penedès que produzem seus vinhos espumantes a partir de uvas 100% orgânicas colhidas à mão e vinificadas em sua totalidade na propriedade. O espumante também deve ser submetido a 18 meses de estágio, no mínimo.  Por essa razão, a marca foi dotada de uma das mais rígidas regulamentações de uso do setor o que acaba excluindo os maiores produtores de Cava de participarem da associação e de rotularem seus vinhos como Corpinnat ou DO Penedès.

O nome Corpinnat é formado pela combinação de duas palavras em catalão e significa “coração de Penedès”. (Penedès é uma região da histórica Catalunha onde se produz os vinhos).

Atualmente os produtores da Corpinnat listados pela associação são: GramonaSabaté i CocaMas CandíIlopartTorellóNadalCan FeixesRecaredo e Julia Bernet.    Muitos deles bem renomados e respeitados em Penedès. Tais empresas não fazem mais parte da Cava DO, já que o Conselho Regulador considerou ambas as marcas incompatíveis no mesmo rótulo. Elas seguirão ordenamentos próprios e, por isso, não usarão mais o termo Cava, somente: Corpinnat.

Cava de Parage Calificado – CPC

Cava de Parage Calificado

Em 2012, algumas vinícolas, incluindo a conceituada Raventós i Blanc, deixaram a DO Cava por também estarem insatisfeitas com as regras da Denominação e, sobretudo, com a baixa qualidade e preço das Cavas. Como reação, o Conselho Regulador de Cava criou o Cava de Paraje Calificado – CPC,  uma aposta da categoria para distinguir produtos premium.  Para o CPC, o processo de seleção é mais rigoroso, focado em uma designação de vinhedo, menor rendimento e um período de envelhecimento mais longo. Essa categoria, no entanto, permitiu a participação de grandes e pequenos produtores, com regras mais restritas somente para os vinhos que fossem classificados como CPC. Tal iniciativa não foi suficiente para que os pequenos produtores ficassem satisfeitos, daí a consequente criação do Corpinnat fora da D.O. Cava.

Comentários

comentários

Close