El Palanque no Uruguai: um interessante restaurante “a las brasas”

Localizado no Mercado del Puerto, o El Palanque é um dos que se destaca entre os “restaurantes a las brasas”.

Mais um restaurante na lista de lugares interessantes para se visitar no Uruguai: o El Palanque, localizado em Montevidéu e em Punta del Este. Sem dúvida uma boa pedida para quem deseja saborear uma carne uruguaia autêntica, com bom atendimento. A carta de vinhos é extremamente enxuta, mas oferece preço justo para um restaurante tão turístico, além disso contempla alguns dos melhores produtores locais, como Carrau, Pizzorno, Pisano, Varela Zarranz e ainda oferece opções de vinhos argentinos (Luigi Bosca) e chilenos (Carmen).

Em Montevidéu, o El Palanque fica no Mercado del Puerto, um ponto turístico e centro gastronômico da cidade que abriga restaurantes e lojas de artesanato. Hoje, além de tradicional no local, o El Palanque é referência na gastronomia da região, especializada principalmente na parrilada. Já em Punta del Este (que já foi considerado o balneário mais luxuoso da América do Sul), o restaurante incorporou ao estabelecimento, em 2002, espaços amplos e instalações desenhadas especialmente para receber a grande quantidade de turistas que visitam a cidade.

Parrilada e gastronomia do El Palanque

Parrilada é tradicionalmente um preparado de diversos tipos de carne (inclusive miúdos, rins, linguiça de sangue e etc) que podem ser assados em uma parrila (um tipo de fogão). Esse tipo de procedimento é especialmente típico na gastronomia argentina, boliviana, espanhola, peruana, paraguaia e venezuelana. Mas é ainda mais comum na Argentina e no Uruguai.

A parrila do restaurante El Palanque, onde são feitos os pratos que tanto agradam (principalmente aos brasileiros).

Mas nem só de parrillada vive o El Palanque, diariamente há uma grande variedade de carnes de boi, cordeiro, cervos, carne de porco… Os pescados e mariscos vem diretamente do porto, assim como os vegetais e frutas frescas, direto da horta.

Conforme disposto no site do estabelecimento, o compromisso: “(…) Cuidar ao máximo de cada detalhe; quando um produto chega a mesa, é uma soma de ingredientes de primeira qualidade, cuidadosos processos de elaboração, sob mais de meio século de experiência, inovação e arte de nossos chefes”.

Vinho e Assado

Em 2016, eu tive a oportunidade de conhecer o restaurante pessoalmente e para harmonizar com meu prato (provolene, asado de tira e chorizo de rueda – foto acima) escolhi dentre os vinhos disponíveis na carta,  o Tannat Crianza da Varela Zarranz –  um vinho aromático, com taninos bem presentes, frutas maduras, boa presença em boca e boa persistência, além de tudo isso, com uma ótima relação preço x qualidade.

Fique por dentro do El Palanque

Quer saber mais sobre o El Palanque? Então visite o site oficial do restaurante. E pra ter uma ideia ainda melhor dos pratos oferecidos no local, é só dar uma olhada no instagram caprichado do estabelecimento. O blog deles também é bem curioso: há até um post sobre como identificar um bom vinho, lembrando ainda aos clientes que estes podem pedir o assessoramento do sommelier do El Palanque. Você pode agendar um almoço diretamente no site do restaurante ou por meio da agência de turismo Senderos del Tannat, especializada em enoturismo e turismo gastronômico na região.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…