MAPA abre Consulta pública sobre padrões de identidade e qualidade de vinhos

O mercado do vinho é bastante importante no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no dia 9 de julho a Portaria nº 346 que submete à consulta pública, pelo prazo de 75 dias, a proposta que estabelece os padrões de identidade e qualidade para vinhos e derivados da uva e do vinho, em todo o território brasileiro.

O objetivo dessa ação é impulsionar adequações e complementações na Instrução Normativa n° 14/2018 e dar maior alinhamento aos regramentos internacionais sobre o assunto, sendo eles o Regulamento vitivinícola do Mercosul e à Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

MAPA abre consulta pública sobre padrões de vinho

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária avaliará as sugestões recebidas e procederá às adequações relevantes.

Deve ser por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, que as sugestões tecnicamente fundamentadas devem ser encaminhadas, na qual pode ser acessado por esse link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/. O usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA) para ter acesso ao Sisman, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.

A qualidade de vinhos no Brasil vem se elevando cada vez mais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. No Brasil, o agronegócio contempla o pequeno, o médio e o grande produtor rural e reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final. O MAPA exerce suas atividades nos estados brasileiros através das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs).

Leia: Lançada I Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília em Planaltina-DF

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…